logo

anfavea

Anfavea e Fenabrave voltam a Brasília, em reuniões na Fazenda

O Ministério da Fazenda volta a convocar a Fenabrave para uma reunião em Brasília. A exemplo do último encontro no mês passado (leia aqui), o governo quis tratar de conjuntura e analisar os dados do setor de distribuição de veículos no País.
Author image

Redação AB

15 out 2013

1 minutos de leitura

Segundo sua assessoria de imprensa, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores foi comunicada sobre a reunião na segunda-feira, 14, à noite. O presidente da entidade, Flávio Meneghetti, foi recebido na manhã de terça-feira, 15, na capital federal pelo secretário de Política Econômica, Márcio Holland de Brito, às 11 horas. A assessoria informou ainda que uma possível prorrogação do IPI ou a definição das novas taxas de juros do Finame PSI não foram mencionadas como pauta da reunião.

Por sua vez, o presidente da Anfavea, Luiz Moan, compareceu ao gabinete do secretário às 15 horas para apresentar as propostas do Programa de Desenvolvimento da Indústria de Máquinas Autopropulsadas, o Inovar-Máquinas. Na semana passada, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos entregou o programa ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que prevê a melhoria da competitividade do segmento de máquinas agrícolas, rodoviárias e de construção com incentivos à produção local (leia aqui).

Segundo a entidade, de 2007 a 2012, a participação dos importados nas vendas internas de máquinas de construção e rodoviárias registrou crescimento anual de 46% e hoje representa um terço do total das vendas. Estimativas da Anfavea e da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) apontam que se o setor manter esse índice, a participação ultrapassará os 50% em 2018.