logo

none

Anfavea: produção cai 14,6% em abril

Confira o Vídeo
Author image

Redação AB

06 mai 2010

2 minutos de leitura

G_noticia_6760.gif

Faça download da Carta da Anfafea

Confira mais estatísticas

A produção de autoveículos (automóveis,comerciais leves, caminhões e ônibus) atingiu 290 mil unidades em abril, queda de 14,6% em relação ao mês anterior, divulgou nesta quinta-feira, 6, a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Na comparação com o mesmo mês do ano passado a alta foi de 14,2%. Levando-se em conta a média diária, a retração foi de apenas 1,8%, já que março teve três dias úteis a mais. No primeiro quadrimestre do ano, a expansão foi de 22,6%.

As vendas também anotaram queda na comparação. Em abril os licenciamentos foram de 277,8 mil unidades, queda de 21,5% ante março. De janeiro a abril, o crescimento foi de 18,1%.

Cledorvino Belini, em sua primeira apresentação do desempenho da indústria automobilística como presidente da Anfavea, afirmou que a economia brasileira continua forte e a meta do setor de chegar a vendas de 3,4 milhões de veículos no mercado interno deverá ser cumprida. “Quando fizemos a projeção já levamos em conta o fim da isenção do IPI. Para esse ano vemos um vigor para toda a economia”, destacou o executivo.

As exportações também registraram queda durante o mês passado. O setor vendeu US$ 917 milhões em abril, contra US$ 1 bilhão no mês anterior. Na comparação com o mesmo período de 2009, a alta foi de 56,6%. “Esse é um dado relevante, mas em 2009 os mercados quase desapareceram”, disse.


Caminhões

A tendência de crescimento do setor de caminhões continuou durante abril. A produção atingiu 15,8 mil unidades, alta de 7% contra o mês anterior. As vendas foram de 13,6 mil veículos, crescimento de 0,9%.


Estoques

Após a corrida às concessionárias em março, quando vigorou o último mês com o incentivo do IPI, o setor já começou a ajustar os estoques, que ficaram baixos por conta do ritmo acelerado de vendas. Em abril o estoque ficou em 27 dias, sendo seis nas montadoras e 21 na rede de concessionárias. Em março o estoque estava em apenas 18 dias.


Empregos

O número de trabalhadores na indústria automobilística continua em expansão. No mês passado foram criadas 803 vagas pelos fabricantes de autoveículos, marcando 112.629 pessoas empregadas.