logo

anfavea

Anfavea vê recuperação com crédito facilitado

A direção da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) atribuiu a elevação nas vendas em setembro sobre agosto às medidas de incentivo ao crédito definidas há pouco mais de um mês. “Em agosto foram vendidas 170 mil unidades zero-quilômetro por financiamento e esse número passou em setembro para 188 mil, uma alta de 10,6% no primeiro mês em vigor”, afirma o presidente da entidade, Luiz Moan. Ele acredita que os impactos positivos das mudanças no crédito permaneçam nos últimos três meses do ano.
Author image

cria

06 out 2014

2 minutos de leitura

X_noticia_20651.gif

Veja aqui os dados divulgados pela Anfavea

No acumulado de janeiro a setembro foram licenciados no Brasil 2,53 milhões de veículos, resultando em queda de 9,1% ante os mesmos meses de 2013. A projeção atualizada em julho previu retração de 5,4%.

Moan acredita que até novembro uma nova legislação para agilizar a retomada dos bens em caso de inadimplência deve favorecer a concessão de financiamentos e redução das taxas de juros, alterando com isso a seletividade dos bancos.

Além da recuperação das concessões de crédito, o executivo citou o aumento das vendas de veículos usados, que após algum tempo acabam girando o mercado, abrindo espaço para a aquisição de zero-quilômetro. “A Fenauto (federação que reúne revendedores de usados) aponta alta de 7,5% em setembro sobre agosto e acréscimo de 6,2% no acumulado do ano”, disse Moan. Ele também lembrou que a Abac, entidade que reúne as administradoras de consórcio, sinaliza elevação da intenção de compra: “Todo mês são registrados entre 58 mil e 65 mil pessoas adquirindo novas cotas de consórcio para comprar veículos”.

Assista abaixo a entrevista exclusiva de Luiz Moan à ABTV: