logo

anp

ANP quer incentivar o uso de diesel S-50

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

Redação AB

16 jan 2012

2 minutos de leitura

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Agência Brasil

Há duas semanas está no mercado nacional o novo diesel S-50, com limite de 50 partes por milhão (ppm) de enxofre, menos poluente do que os demais combustíveis da mesma família. A novidade atende a demanda dos motores dos novos veículos comerciais, adequados à norma de emissões Euro 5, ou Proconve P7.

O diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Allan Kardec Duailibi, disse em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, que foi ao ar no último dia 13, que três tipos de diesel são comercializados no Brasil. O esforço a partir de agora, entretanto, será para incentivar a venda do S-50. Segundo ele, os veículos mais antigos também poderão utilizar o novo combustível.

O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), Alísio Vaz, disse que já existem 1.200 postos associados com o novo diesel. “No Brasil, tem mais postos do S-50 do que veículos para consumir esse tipo de combustível.” Ele acrescentou ainda que as expectativas do mercado são positivas. Na visão do dirigente, o Brasil ficará no mesmo nível dos países desenvolvidos no que se refere à qualidade do combustível.

“Para chamar a atenção dos consumidores e dos [proprietários de] postos de combustíveis, a ANP distribuiu adesivos explicando as vantagens do uso do S-50. O Sindicom, também vai entregar cartilhas orientando os revendedores de combustíveis”, disse Duailibi.