logo

antônio carlos de oliveira

Antiga divisão de tintas da DuPont agora é Axalta

Reportagem atualizada às 18h55
Author image

cria

05 jun 2013

2 minutos de leitura

G_noticia_17160.gif

A antiga divisão de tintas automotivas da DuPont, DPC – DuPont Performance Coating, comprada pelo fundo americano Calyle por US$ 4,9 bilhões, chama-se agora Axalta Coating Systems. A nova empresa manteve os grandes contratos globais, os principais canais de distribuição e já trabalha na ampliação em mercados emergentes.

“Investiremos US$ 50 milhões no Brasil até 2018. Em Guarulhos ampliaremos a célula de produção de tintas à base d’água por causa da demanda crescente. Novas fábricas que vêm por aí, como a da Honda, usarão esse tipo de produto”, afirma o presidente da empresa no Brasil, Antônio Carlos de Oliveira.

“Não para por aí. Estudamos a viabilidade econômica de uma nova fábrica de tintas decorativas. Ela pode ser erguida em nossa área de Guarulhos ou em outro local e também consideramos a aquisição de alguma instalação já existente”, diz Oliveira. Segundo o executivo, a empresa investe em aumento de produção também na China, onde haverá uma nova fábrica.

A nova marca Axalta (lê-se Eczalta) passa a representar a empresa em todos os seus produtos de revestimentos líquidos e em pó para pintura. A companhia fornece no mercado mundial tintas aplicadas por Fiat, Ford, General Motors, Mitsubishi, Volkswagen e Volvo, entre outras. Atende também o segmento de veículos comerciais pesados como caminhões, implementos rodoviários e máquinas agrícolas, além de locomotivas e vagões. Também atua no segmento de repintura automotiva com as marcas Standox e Standoblue.

“Nossas 35 fábricas estão localizadas perto de nossos clientes, em quatro continentes, para resposta rápida às demandas”, afirma o presidente mundial e CEO da Axalta, Charles Shaver. Além das 35 unidades fabris, a companhia tem 42 centros de repintura, sete de pesquisa e desenvolvimento, 4 mil centros de distribuição e 14 mil colaboradores.

No Brasil há cerca de 1,2 mil funcionários. Mil estão na unidade de Guarulhos (SP), a antiga DuPont Performance Coatings (DPC). Outros 200 colaboradores estão distribuídos nas dez filiais das fábricas dos clientes: na Ford, em Camaçari (BA); na Mitsubishi, em Catalão (GO); na Volkswagen e na Ford, em São Bernardo do Campo (SP); na Fiat, em Betim (MG); na Volvo, em Curitiba (PR); e na General Motors, em Gravataí (RS).