
Antonio Filosa foi nomeado como o novo CEO global da Stellantis. O executivo, que atualmente é diretor de operações para as Américas e diretor de qualidade, assume a nova posição no dia 23 de junho.
Entre 2021 e 2023, ele liderou a empresa na América do Sul logo que a Stellantis surgiu a partir da fusão entre FCA e PSA. A organização vai convocar, nos próximos dias, uma reunião extraordinária para oficializar Filosa no cargo.
Experiência no setor foi determinante para escolha de novo CEO
Segundo a Stellantis, Antonio Filosa foi escolhido para ser CEO “com base em sua trajetória de sucessivos recordes e êxitos em mais de 25 anos na indústria automotiva”.
“O profundo entendimento de Antonio em relação à nossa companhia, incluindo as pessoas que ele enxerga como fundamentais para nossa estratégia, o qualificam perfeitamente para o cargo de CEO na próxima fase de desenvolvimento da Stellantis”, disse John Elkann, chairman da companhia.
“Trabalhei de forma próxima com Antonio nos últimos seis meses, período no qual suas responsabilidades cresceram, e sua liderança forte e efetiva nas Américas do Norte e do Sul em momentos desafiadores confirmaram suas excelentes qualidades”, completou Elkann.
Antonio Filosa passou pelo Brasil antes de virar CEO da Stellantis
Filosa teve papel determinante na consolidação e crescimento da Stellantis na América do Sul, especialmente no Brasil. Ele esteve no comando da região até 2023 e participou de momentos importantes.
Teve atuação de destaque na consolidação da fábrica da Stellantis em Goiana (PE), e levou as marcas do conglomerado a posições de destaque no Brasil.
Em 2024, Filosa foi nomeado CEO global da Jeep e, em dezembro do mesmo ano, se tornou diretor de operações das Américas.
Filosa entrou na Fiat em 1999
Italiano de Nápoles, Filosa ingressou no grupo Fiat em 1999 e ascendeu rapidamente dentro da empresa.
Após a morte de Sergio Marchionne, um de seus “padrinhos” na companhia, ganhou importância dentro do grupo, que posteriormente se tornaria FCA – Fiat Chrysler antes de virar Stellantis.
O executivo será o substituto de Carlos Tavares, que deixou o comando da empresa após a fase mais turbulenta da companhia desde a fusão com a PSA, em 2021.