logo

AEA

Antonio Megale: AEA arregaça as mangas em 2012

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

14 dez 2011

4 minutos de leitura

G_noticia_12553.jpg
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Paulo Ricardo Braga, AB

Antonio Megale, desde setembro o novo presidente da AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, conclamou seus colegas a arregaçar as mangas para levar adiante um ambicioso programa de atividades em 2012. Nesta terça-feira, 13, em reunião na sede da entidade em São Paulo, no bairro da Aclimação, ele fez um balanço das realizações deste ano, traduzido em sete eventos com mais de dois mil participantes, vinte cursos e a criação de novas comissões técnicas no campo de eficiência energética e inspeção veicular.

“Retomamos o intercâmbio com a Fisita, que é a federação internacional de engenharia automotiva, ampliamos o relacionamento com o governo em diferentes níveis, participamos da Semana Automotiva da Poli, instituimos o prêmio Jovem Engenheiro Automotivo e, de forma especial, participamos das câmaras temáticas do Contran e Denatran”, resumiu, destacando a importância do Simea, Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, realizado no Hotel WTC Sheraton.

Reunindo empresas como filiadas, a AEA tem caráter diferente da SAE Brasil, sociedade que tem engenheiros como sócios. Ao lado de estudos técnicos, como os conduzidos para especificação do Arla 32 destinado a sistemas de pós-tratamento SCR em sistemas diesel P7, a entidade tem atuação política, assessorando o governo ou esclarecendo a opinião pública sobre questões polêmicas na indústria automobilística.

Megale, diretor de assuntos governamentais da Volkswagen do Brasil, assumiu a presidência da AEA depois que Franco Ciranni, eleito presidente para a gestão 2011-2012, deixou o posto ao ser indicado à vice-presidência de operações internacionais da Iveco, com escritórios em Turim e Shangai. Sidney Oliveira, gerente de vendas na divisão diesel da Bosch, em Curitiba, foi escolhido para a vice-presidência da AEA, que era ocupada por Megale.

Vicente Pimenta, gerente de projetos especiais na Delphi Diesel Systems há 26 anos, será o presidente do Conselho da entidade, substituindo Ricardo Abreu, vice-presidente global de tecnologia da Mahle.


BANDEIRAS DA AEA
Segurança veicular
Trânsito e transporte
Meio ambiente: emissões e reciclagem

PRÓXIMOS PASSOS

Continuidade na discussão do assunto Álcool Não Queimado a pedido do Ibama.

Nova estrutura, layout, conteúdo, acesso, agenda de eventos dinâmica e espaço para anúncios.

Novos cursos com maior aplicação prática e maior valor agregado.

Evento “Sistemas Inteligentes no Transporte e Trânsito” em parceria com a prefeitura de São Paulo. Melhorias na mobilidade para Copa e Olimpíadas.

Continuidade do Prêmio Jovem Engenheiro Automotivo.

Realização do evento Masterclass em 2012, com apoio da Fisita, federação internacional de engenharia automotiva.

Atividades

Megale pretende seguir as linhas gerais do planejamento estratégico exaustivamente debatido no final de 2010 e colocado em ação no início de 2011. “Vamos preservar a imagem da AEA como entidade de referência no setor automotivo, ao lado da indústria, do governo e das universidades”, disse em entrevista a Automotive Business.

A recém criada Comissão Técnica de Eficiência Energética pretende contribuir para a modernização do powertrain dos veículos brasileiros. Já o grupo voltado para estudos na área de inspeção veicular iniciou trabalhos no sentido de estabelecer procedimentos para a normatização da inspeção técnica de segurança veicular nos grandes centros.

A AEA prepara-se para lançar informativos sobre airbag, ABS e trava de segurança para crianças nas portas traseiras. A entidade finaliza texto sobre o cinto de segurança de três pontos para o assento do meio do banco traseiro, enquanto elabora proposta de manual para destinação de materiais, dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e para desmanches legais.

“Há inúmeros outros estudos em andamento, que mobilizarão nossas comissões técnicas em 2012”, afirma Megale, anunciando para maio o evento Masterclass – Engenheiros para o Futuro, com suporte da Fisita e liderança do engenheiro Renato Romio, do Instituto Mauá de Tecnologia. A AEA assinará o workshop Sistemas Inteligentes no Transporte e no Trânsito, também em maio, em parceria com a prefeitura de São Paulo. O projeto Jovem Engenheiro Automotivo, promovido entre nove faculdades de engenharia, será estendido a outras escolas em 2012, com a coordenação do professor Ronaldo Salvagni, da Poli-USP, e Marcos Clemente, da Mahle.