Na ocasião o executivo pacientemente repetia: “não estamos investindo para ganhar dinheiro no ano que vem. Se a economia do Brasil não está bem agora, o País tem um imenso potencial. É nisso que estamos investindo: no médio e no longo prazo.”
Um ano depois e mesmo com a situação econômica ruim (até pior), a Nissan aumentou o volume de carros vendidos em março de 2015 (5.189) em comparação com o mesmo período de 2014 (3.809) e subiu no ranking das marcas da 11ª posição para a nona colocação.
Para confirmar o acerto de acreditar no futuro, três empresas acabaram de iniciar produção local, há menos de um ano: a Chery em Jacareí (SP), a BMW em Araquari (SC) e a Jeep em Pernambuco. Mais quatro companhias estão construindo fábricas no País.
A Honda já concluiu as obras civis em Itirapina (SP), onde vai fabricar o Fit e o HRV. A Mercedes-Benz vai se instalar em Iracemápolis, interior de São Paulo, com a produção do Classe C e o jipe GLA. A Land Rover vai produzir o Discovery Sport em Itatiaia (RJ) e a Audi o A3 sedã e o utilitário esportivo Q3 em São José dos Pinhais (PR). Para completar, a JAC confirmou que mantém plano de construir fábrica na Bahia. O projeto, no entanto, ainda aguarda financiamento.