logo

emissões

Após escândalo da VW, Europa quer mais rigor em leis de emissão

Os efeitos do escândalo da Volkswagen, que burlou a legislação de emissões e vendeu carros mais poluentes do que o permitido (leia aqui), não ficarão restritos à companhia. Para evitar que as regras sejam desrespeitadas, políticos da União Europeia pretendem fazer uma reforma na legislação europeia que implicará em testes mais rigorosos para aferir o nível de emissões dos carros. A informação foi apurada pela agência Reuters na quarta-feira, 23.
Author image

Redação AB

23 set 2015

1 minutos de leitura

O objetivo é eliminar qualquer oportunidade de que os resultados sejam adulterados ao introduzir testes em condições normais de uso. Dessa forma será possível confirmar se as emissões dos carros nas ruas é a mesma da apontada na avaliação em laboratório.

A proposta de incrementar a análise de emissões dos veículos é antiga, mas diante da fraude da Volkswagen, sua aprovação deve ser acelerada. O objetivo é que a mudança entre em vigor já em 2017.

A pressão para que a legislação seja atualizada indica que a crise na montadora alemã afeta também a credibilidade de outras fabricantes de veículos europeias. Há evidências de que, na etapa atual da legislação de emissões, o impacto na melhoria da qualidade do ar em muitas cidades da região deveria ser maior.