
Uma nova tecnologia em desenvolvimento pela Apple quer transformar o iPhone em “controle remoto” de carros. A ideia é que o motorista possa obter informações sobre o velocímetro, combustível, controlar o ar-condicionado e ajustar os assentos diretamente pelo celular.
O projeto chamado de “IronHeart” visa expandir as funcionalidades do CarPlay e, apesar de ainda ser secreto, foi revelado por fonte à agência Bloomberg. O sistema baseado no iPhone poderá acessar uma série de controles, sensores e configurações, segundo funcionários da Apple envolvidas no projeto. PAra virar realidade, a tecnologia preecisará da cooperação das montadoras.
Com o IronHeart será possível ir além e ter informações também sobre o combustível, o velocímetro; medir a temperatura e umidade internas e externas; controlar o sistema de ar-condicionado e temperatura; o painel de música, alto falantes e equalizadores; e ajustar poltronas e braços do veículo.
Ao obter acesso a tan3tas funcionalidades, a Apple pode transformar o CarPlay em uma interface que abrange quase todo o carro. Os dados também podem ser usados pela empresa ou terceiros para criar novos tipos de aplicativos ou adicionar recursos às funções existentes, semelhante ao que já é feito pela Apple para saúde e tecnologia doméstica.
O projeto está em estágio inicial de desenvolvimento e é sigiloso, segundo funcionários da Apple. Para se tornar realidade, o projeto necessita também da cooperação das montadoras de veículos.
O trabalho reforça a ideia de que os carros podem ser uma grande fonte de receita para a gigante da tecnologia – mesmo sem vender o veículo em si – e mostra o interesse da empresa em aprimorar os recursos de infoentretenimento. Sete anos após seu lançamento, o CarPlay agora é oferecido pelas principais montadoras.