logo

Aptiv desenvolve arquitetura veicular para autônomos

Tecnologia foi constituída para atuar como cérebro e sistema nervoso do carro
Author image

Redação AB

08 ago 2019

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Aptiv desenvolveu uma nova arquitetura veicular para carros autônomos que funciona como o “cérebro” e o “sistema nervoso” do carro. O cérebro é representado pelos softwares e computação, enquanto o sistema nervoso é formado por sensores e pela distribuição de energia e dados pelo veículo, a partir de fios e conectores.
“Para nós da Aptiv, o carro autônomo já é realidade. Temos uma frota de 30 veículos com nível 4 de autonomia circulando em Las Vegas (EUA) em parceria com a empresa de transporte por aplicativo Lyft. Temos a tecnologia disponível e estamos prontos para oferecer ao mercado”, afirma o vice-presidente e diretor executivo da Aptiv para a América do Sul, Eric Carneiro.
De acordo com a Aptiv, a nova arquitetura veicular tem a função de fazer com que elementos como software, hardware e controles, além da distribuição de dados, funcionem bem de maneira simultânea.
Atualmente, a empresa conta com duas arquiteturas inteligentes. Uma delas é a Zone, pensada para montadoras com um número limitado de plataformas e variantes. A outra é a Domínio, adequada para fabricantes de veículos com diversas plataformas.
“Permitimos inúmeras variações e possibilidades para que as montadoras tomem decisões sobre qual a melhor para sua demanda. Essa melhoria na arquitetura vai, num último estágio, aumentar a segurança dos passageiros com sistemas confiáveis de fornecimento de sinal e distribuição de energia”, conclui Carneiro.