logo

Aramco

Aramco conclui entrada na Horse

Operação fez aumentar o valor de mercado da fabricante de motores
Author image

Redação AB

02 dez 2024

1 minutos de leitura

Produção de motores da Horse em Valladolid, na Espanha

A Aramco finalizou a aquisição de parte do capital da Horse Powertrain. A gigante de energia concluiu a participação de 10% na fabricante de motores controlada por Renault e Geely.

As três partes tinham assinado acordo prévio para a operação em julho de 2024. Com a conclusão do negócio, a Horse aumentou seu valor de mercado em € 7,4 bilhões.

Aramco vai ajudar motores da Horse em metas de emissões

A entrada da Aramco na Horse tem como objetivo avançar na pesquisa e desenvolvimento de motores e caixas de câmbio, combustíveis sintéticos e lubrificantes – a companhia é dona da Valvoline.

A empresa de powertrain quer aproveitar o know-how da parceira em soluções de baixo carbono. Desta forma, pretende fazer conjuntos mecânicos com baixas emissões.

“As emissões associadas aos transportes exigem uma série de abordagens, tendo em vista a diversidade da frota circulante mundial, as grandes disparidades nas infraestruturas e as necessidades específicas dos motoristas nos diferentes países”, diz Ahmad O. Al Khowaiter, vice-presidente de tecnologias e inovação da Aramco.

“A expertise da Aramco em combustíveis alternativos e sintéticos faz dela o parceiro ideal que nos permitirá fornecer soluções na área de motores de baixas emissões”, aposta Matias Giannini, CEO da Horse.