logo

arcelormittal brasil

ArcelorMittal cancela negociação com a Vale

Clarissa Mangueira, da Agência Estado
Author image

Redação AB

03 jun 2011

1 minutos de leitura

A ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo em produção, encerrou as conversações com a Vale sobre possível participação num projeto de chapas de aço, com capacidade de produção de 5 milhões de toneladas por ano, que a mineradora brasileira pretende desenvolver no Brasil.

“Nós já não estamos em conversações com a Vale sobre esse projeto”, afirmou o executivo-chefe da ArcelorMittal Brasil, Benjamin Baptista Filho, durante o congresso anual do Instituto Aço Brasil (IABr), em São Paulo. “Nós não estamos interessados”, acrescentou.

O presidente mundial da ArcelorMittal, Lakshmi Mittal, tinha confirmado durante visita ao Brasil em 2009, quando se reuniu com o ex-presidente da Vale, Roger Agnelli, que a siderúrgica conversou com a mineradora sobre a possibilidade de estabelecer uma joint venture de um projeto de aço no Espírito Santo, onde ambas as companhias já têm instalações operacionais e de logística.

O projeto de US$ 6 bilhões, batizado de Companhia Siderúrgica Ubu (CSU), será baseado em Anchieta, na costa do Espírito Santo, e produzirá chapas de aço, de acordo com o diretor de aço da Vale, Aristides Corbellini.

O projeto é uma versão reduzida de uma fábrica com capacidade de produção de 10 milhões de toneladas por ano de chapas de aço, que a Vale tinha planejado originalmente para o local com a chinesa Baosteel Group Corp., que não conseguiu obter licença ambiental.

Corbellini confirmou que a ArcelorMittal já não está em negociações sobre o projeto da usina de Ubu. “A ArcelorMittal tem outras opções… e a Vale também tem outras opções”, disse. As informações são da Dow Jones.