logo

caminhões e ônibus

Argentina adia Euro 5 para 2013

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

Redação AB

12 out 2011

3 minutos de leitura

G_noticia_11943.jpg
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Foto: caminhão Mercedes-Benz comercializado na Argentina

Redação AB, com informações do site www.megautos.com

A Argentina não exigirá as normas Euro 5 para os novos veículos comerciais pesados emplacados no país em 2012, como previa a legislação local, que estabelecia a vigência dos padrões a partir de 1º de janeiro. Resolução publicada no boletim oficial da Secretaria do Ambiente atrasou em um ano a exigência da certificação de emissões gasosas e sonoras para motores pesados e leves.

A alteração de planos está definida na resolução 1434/2011, que modifica a resolução 35/09, também relacionada aos limites de emissões contaminantes, de ruídos e radiações parasitas originárias de veículos automotores. A iniciativa adia para 2013 a vigência de Euro 5 na Argentina e determina, ainda, que a partir de 1º de janeiro de 2015 a exigência se estenderá a todos os veículos e motores fabricados ou importados para comercialização no mercado local.

Segundo o site www.megautos.com, a modificação na legislação se baseou em solicitação de fabricantes e importadoras de veículos, que alertaram para a impossibilidade de cumprir os prazos de certificação por problemas em logística de produção, distribuição e acumulação de estoques e ainda pelo tempo reduzido para realização de ensaios.

A determinação do governo argentino terá implicações também no Brasil, onde são fabricados caminhões e chassis de ônibus para comercialização no país vizinho. Com o recuo no programa de emissões na Argentina, é previsível que os produtores brasileiros deverão conviver com volumes maiores na montagem de unidades Euro 3 para atender às exportações.

Permanecem, assim, as dúvidas sobre a disponibilidade na Argentina de diesel limpo, dentro do padrão S50, com 50 partes de enxofre por milhão, exigido para o funcionamento correto dos motores Euro 5 (P7) de caminhões brasileiros. Será necessário para esses veículos, também, o suprimento de Arla 32 para os sistemas de pós-tratamento com tecnologia SCR (de redução catalítica), adotada pela maioria dos fabricantes de veículos comerciais pesados no Brasil. A MAN adotou SCR e também EGR (de recirculação de gases de escape).

No dia 25 de outubro, no hotel Holiday Inn Anhembi, em São Paulo, durante a Fenatran, a Anfavea promoverá a terceira etapa do programa Diesel e Emissões em Debate, para debater as questões finais que envolvem a implantação do Proconve P7 no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2012. Automotive Business organiza o evento e atende as inscrições (gratuitas, mas limitadas) pelo tel. 11 5095-8883.

Mais em
www.megautos.com/Argentina-sin-Euro-V-hasta-2013-1935.html