logo

Argentina

Argentina prorroga Procreauto até janeiro de 2015

O governo da Argentina anunciou que estenderá o Procreauto até 10 de janeiro de 2015, como forma de manter o impulso dos emplacamentos de veículos. A primeira fase, que foi lançada em junho deste ano e tem vigência até o fim de setembro (leia aqui), oferece crédito com condições facilitadas para o financiamento de veículos.
Author image

Redação AB

26 set 2014

2 minutos de leitura

G_noticia_20587.gif

Para a segunda fase do Procreauto, a ministra da Indústria da Argentina, Débora Giorgi, anunciou que serão mantidas as mesmas condições da primeira etapa. Desta vez, estão incluídos 24 veículos – na primeira fase eram 26 – das montadoras Ford, PSA, Renault, Toyota e Volkswagen, que representam 15,4% dos modelos emplacados em 2013. Fiat, General Motors e Honda, que juntas somavam 7 veículos incluídos no programa, não constam na lista das empresas que aderiram à segunda fase.

Foram listados para esta segunda fase duas versões do Ford Ranger; cinco modelos da PSA, sendo três versões do Peugeot 308, um do 408 e um do Citroën C4; duas versões do Renault Clio Mio e 7 do Fluence; uma versão do Toyota Hilux; seis opções do Volkswagen Suran e uma da Amarok.

Os veículos participantes têm desconto entre 5% e 7,5%, e seus valores variam de 110 mil pesos, como uma variante do Renault Clio Mio, até 299 mil pesos, caso do Ford Ranger.

Subsidiado pelo Banco de la Nación (estatal), o Procreauto prevê financiamento de até 90% do valor do veículo, juros de 17% ao ano para clientes e de 19% para não clientes, valor reduzido de entrada, prazo de até 60 meses e prestações que não podem superar em 30% a renda líquida familiar.

“A primeira etapa do Procreauto teve muito sucesso, impulsionou o aumento de emplacamentos, a demanda foi reativada, fez as pessoas voltaram às concessionárias, e ainda implicou a eliminação da metade das suspensões. As montadoras que aderiram à primeira fase estão trabalhando a pleno uso de sua capacidade”, destacou a ministra Giorgi durante o balanço da primeira fase do Procreauto, na quinta-feira, 25.

Giorgi também detalhou que a primeira etapa do plano foi concluída com 21.800 créditos outorgados, dos quais 15.300 já foram efetivados e outros 6.500 se encontram em processo, o que implica, globalmente, em 2,1 bilhões de pesos desembolsados para os financiamentos. Além disso, o Banco de la Nación ainda tem 7.500 solicitações pendentes que, junto às que ainda não foram efetivadas, alcançam um total de 14 mil veículos em processo de aprovação.