“É impossível falar sobre o futuro dos carros autônomos sem a tecnologia lidar”, afirma o presidente da Argo AI, Bryan Salesky. “A tecnologia da Princeton Lightwave já é usada nas indústrias de mapeamento e de defesa e nos ajudará a ampliar o alcance e a resolução necessários para a direção autônoma em ambientes urbanos desafiadores.”
Com a aquisição, a Argo AI se posiciona de forma privilegiada na inovação e desenvolvimento dos sensores e de suas interfaces com softwares. “A tecnologia da Princeton Lightwave nos ajudará a abrir caminho para criar novos recursos que ajudarão nosso sistema de direção virtual a detectar objetos em condições desafiadoras, como sob chuva, neblina e neve, e operar com segurança em alta velocidade em ambientes dinâmicos”, destaca Salesky.
Entre os inúmeros desafios para o progresso do desenvolvimento do carro autônomo, como aumento do alcance, resolução e campo de visão dos sensores lidar, uma das preocupações é reduzir custos e viabilizar a produção em escala.
“Continuamos focados em acelerar o desenvolvimento de um sistema de direção virtual para os níveis de SAE 4 e 5 de direção autônoma – ou seja, sem motorista ao volante. Estamos entusiasmados em contar com a experiência e o talento da equipe da Princeton Lightwave para construirmos juntos o futuro dos carros autônomos”, acrescenta o executivo.
A Argo AI, fundada por ex-líderes do Google e do Uber, teve seu controle acionário assumido pela Ford em fevereiro deste ano. Na ocasião, a montadora anunciou investimento de US$ 1 bilhão na startup pelos próximos cinco anos para o desenvolvimento de um sistema de direção virtual para veículos autônomos (leia aqui).