
Segundo Evandro Kunst, diretor-geral de adesivos e laminados da Artecola, os padrões de resistência e praticidade do Ecofibra permitiram a produção da nova peça. “O projeto para o novo Ford EcoSport demonstra a crescente contribuição da indústria automobilística com o meio ambiente por intermédio da aplicação de componentes ‘verdes’ nos veículos.”
Além das vantagens ambientais, ele diz que a Ecofibra apresenta baixo custo, simplicidade de processo, menor peso, flexibilidade de aplicações, fácil moldagem, acabamento de alto padrão, absorção de ruídos internos e resistência a impactos e à umidade. “Todas essas vantagens levam as empresas preocupadas com a sustentabilidade a adotar de forma crescente a aplicação da Ecofibra.”
Ainda de acordo com o executivo, o Ecofibra é considerado um dos primeiros materiais que permitem reciclagem das aparas resultantes do processo de fabricação das peças. O reaproveitamento pode ocorrer até mesmo após o final da vida útil dos componentes.
No mercado automotivo, a linha de produtos Ecofibra é utilizada para a fabricação de laterais e medalhões de portas, porta-pacotes e revestimentos internos e externos, entre outros componentes.