O produto, uma inovação do Grupo Artecola, é fabricado pela Artegor (laminados especiais), empresa do Grupo localizada em Tatuí (SP). Envolve linhas de laminados termoplásticos produzidas com insumos 100% recicláveis e fibras vegetais entre as principais matérias-primas.
Os produtos da marca Ecofibra são fabricados com matérias-primas atóxicas, que incluem polímeros da família das Poliolefinas, com fibras vegetais, como a farinha de madeira entre outras, totalmente recicláveis. É considerado um dos primeiros materiais que permitem reaproveitamento completo, mesmo das aparas resultantes do processo de fabricação das peças. O reaproveitamento ocorre até mesmo após o final da vida útil dos componentes que os contém.
No mercado automotivo é indicada para moldagem de portas e colunas, revestimento estrutural de bancos, assoalhos entre outros componentes. São atribuídas à Ecofibra as virtudes de otimização de custos, simplicidade de processo, menos peso, flexibilidade de aplicações, fácil moldagem, acabamento de alto padrão, absorção de ruídos internos, e resistência a impactos e à umidade.
O setor automotivo deverá representar 26% das vendas do Grupo Artecola em 2009, ante 5% em 2008, com forte participação da MVC (no Brasil), e da Probst (no México) – duas aquisições recentes – no desempenho total.
“Para este ano, teremos ainda mais novidades, pois estamos investindo cerca de R$ 10 milhões em pesquisa e desenvolvimento para a constante inovação que oferecemos ao mercado”, diz o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.