
A agenda ESG é pauta primordial nas maiores empresas do mundo. Na Pirelli, o tema é um pilar fundamental nas operações da companhia no Brasil e no mundo. Uma das maiores fabricantes globais de pneus é pioneira em ações sustentáveis, pautas que já fazem parte do DNA da companhia.
Mas essa essência sustentável da Pirelli não fica apenas no discurso. A empresa traçou um plano estratégico robusto para melhorar os seus índices de sustentabilidade em todas suas unidades espalhadas pelo planeta. Mundialmente, a meta da fabricante é de ser uma empresa neutra em carbono em 2030.
Os números recentes caminham firmes rumo a estes objetivos. Segundo a companhia, 52% da energia usada nas operações são renováveis desde 2020. E serão 100% até 2025. Além disso, a companhia pretende reduzir em 42% as emissões de CO2 em seus processos de produção, também em 2025.
VEJA MAIS:– Conheça as ações que tornam o #ABX23 o evento mais ESG do ecossistema da mobilidade– Pirelli foca investimentos em sustentabilidade
Na pauta ESG da Pirelli está o aumento do uso de materiais de fontes renováveis, como sílica de casca de arroz, lignina, celulose. E ainda de materiais recicláveis, por meio da pirólise – produzindo combustível, aço e negro de fumo – e o processo de vulcanização, no qual se obtém novamente borracha natural, além da micronização – a moagem máxima do material.
A empresa também definiu que, em 2025, 98% dos resíduos da produção serão enviados para recuperação. Neste mesmo ano, 60% das homologações da Pirelli serão para veículos elétricos.
Pirelli signatária do Pacto Global pela sustentabilidade
A Plataforma Global para Borracha Natural Sustentável é uma das muitas ações ESG da PirelliEm 2021, a Pirelli se tornou signatária do Pacto Global da ONU e, como toda signatária, segue seus princípios. Segundo a companhia, naquele ano, a empresa foi confirmada mais uma vez como líder do Pacto Global das Nações Unidas e a única empresa do setor de Automóveis e Peças em nível global.
Também em 2021 a Pirelli se tornou signatária do Pacto Global da ONU Rede Brasil. “O que a Pirelli faz em cada operação vai desde proporcionar ambientes de trabalho saudáveis a dar suporte a comunidades e universidades locais, chegando ao desenvolvimento de tecnologias cada vez mais modernas, que reduzem o gasto de CO₂, água e energia em sua manufatura”, informou a companhia.
Conheça as principais iniciativas que fazem da Pirelli uma empresa comprometida com as metas ESG – de sustentabilidade, governança e com a comunidade em que está inserida.
1. Geração de lixo fabril
100% de reaproveitamento de resíduos nas fábricas de Campinas (SP) e de Feira de Santana (BA), ou seja, nada segue para aterros sanitários. Tudo é reciclado ou destinado de forma ecologicamente correta.
2. Água das fábricas de Campinas e Feira de Santana
Toda a água dentro das plantas da Pirelli é reaproveitada. Depois de serem usadas primariamente, passa por uma estação de tratamento interno e é reutilizada em outros ambientes, como torneiras, descargas e irrigação.
Em relação à água, a Pirelli registrou mundialmente redução de 70% no consumo em relação há 12 anos.
Por mais de uma década, a Pirelli reutiliza toda água também aplicada dentro do processo de fabricação de pneus.
Com isso, nas unidades brasileiras, a empresa obteve redução do uso de água em suas operações: menos 26% em 2020 e menos 43%, em 2025 – em relação a 2015. Isso irá significar uma economia de água de 20 milhões de m³ em 2025. Para se ter ideia, tal volume é equivalente ao de um grande rio como o Tibre (Roma, Itália) em um dia.
3. Projeto Plástico Zero
Desenvolvido com o objetivo de eliminar o uso dos plásticos descartáveis de uso único nos ambientes de trabalho de todas as nossas unidades no mundo. Para se ter uma ideia das dimensões e impactos, as ações que temos realizado para deixar de usar plástico descartável chegam a uma média de 1,6 tonelada por mês.
4. Logística reversa
Em uma ação em conjunto com a Reciclanip, a Pirelli destina os pneus inservíveis à produção de combustível alternativo em fornos de cimenteiras, artefatos de borracha, asfalto borracha e laminação.
5. Segurança Viária da ONU
A Pirelli aderiu ao Fundo das Nações Unidas para a Segurança Viária em seu compromisso com a segurança no trânsito em nível global. Membra desde 2018, foi a primeira do seu segmento a apoiar o plano da Onu que visa diminuir o índice de mortes e acidentes de trânsito em todo o mundo.
A empresa, inclusive, reafirmou seu apoio durante o Evento de Compromisso de Fundos organizado em Nova York (EUA) pela UNRSF – sigla em inglês para United Nations Road Safety Collaboration. Na ocasião, a Pirelli doou US$ 800 mil ao longo dos anos, com o objetivo de apoiar iniciativas globais de segurança rodoviária.
6. CFO Task Force ONU
A Pirelli é uma das fundadoras do CFO Task Force do Pacto Global das Nações Unidas. Em 2020, a empresa lançou os “Princípios de CFO de investimentos e finanças integrados as ODS”, que visa apoiar o alinhamento das práticas financeiras e de investimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A empresa diz que será uma parte ativa dos grupos de trabalho do CFO Task Force para desenvolver diretrizes, cases e operações piloto para facilitar a adoção e implementação dos princípios “Climate A 2022”, da CDP, organização sem fins lucrativos que reúne, dissemina e promove informações sobre questões ambientais.
Pela quinta vez consecutiva, a Pirelli & Co. SpA foi confirmada como líder global na luta contra as mudanças climáticas, obtendo uma posição na lista “Climate A 2022”.
A classificação “A”, atribuída à Pirelli, é a mais alta e foi concedida a apenas 294 empresas das mais de 18.700 participantes. As companhias são avaliadas com base na eficácia das ações implementadas para reduzir emissões de poluentes e riscos climáticos, e desenvolver uma economia de baixas emissões de carbono. Também são levadas em consideração a completude e a transparência das informações fornecidas e a adoção de melhores práticas associadas ao impacto ambiental.
7. Pneu com selo FSC
A Pirelli se tornou a primeira empresa no mundo a produzir uma linha de pneus certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council) na denominada Avenida da Sustentabilidade, durante o Tire Cologne 2022. Projetadas para o SUV BMW X5 xDrive45e Plug-in-Hybrid, as peças contêm borracha natural e rayon com certificação e representam um novo horizonte para a produção cada vez mais sustentável de pneus.
Mas como funciona esse selo? A certificação de manejo florestal FSC confirma que as plantações são manejadas de uma forma que preserva a diversidade biológica e beneficia a vida das pessoas e trabalhadores locais, ao mesmo tempo em que garante a sustentabilidade econômica.
Dentro das metas de sustentabilidade da Pirelli, a partir de 2024 todos os pneus usados nos treinos e corridas da Fórmula 1 serão certificados pelo FSC.
8. Inovação e tecnologia
A Pirelli tem adotado a inteligência artificial (IA) em suas operações. Desde o design de novos produtos até o aprimoramento da qualidade e da eficiência da produção. Exemplo: a IA é utilizada em todo o processo produtivo, o que minimiza gargalos na linha de montagem e detecta previamente se uma máquina dará problema.
Dentro desta frente, a empresa ainda usa avançados sistemas de realidade virtual para atingir metas de desempenho. O que reduz a utilização de protótipos físicos, com consequentes benefícios para o meio ambiente, redução de custos e menor tempo de desenvolvimento.
“Até 2025, o desenvolvimento de 60% dos pneus para novos modelos será totalmente virtual e será 100% para novas linhas de reposição. Dessa forma, virtualização e simulação irão reduzir o tempo de desenvolvimento em 30%, o custo dos protótipos em 20% e o tempo de disponibilidade para novas linhas de produtos em 30%”, afirma a companhia.