logo

none

As perigosas distrações ao volante

Fernando Calmon analisa na última coluna Alta Roda de 2009 as distrações ao volante que podem se transformar em tragédia. Proposta em discussão na Câmara dos Deputados pode classificar a punição pela imprudência como gravíssima.
Author image

cria

30 dez 2009

1 minutos de leitura

P_noticia_5511.jpg

O jornalista cita o exagero que acontece nos Estados Unidos, onde a frota é oito vezes maior que a brasileira e lembra que só este ano uma lei nacional proibiu escrever textos ao celular enquanto se está ao volante. Alguns estados americanos só permitem falar ao telefone por meio de viva-voz.

A coluna chama a atenção também para as pesquisas conduzidas pela indústria automobilística com o objetivo de reduzir riscos a bordo – desde mudar a sintonia do rádio até fumar ou comer. Entre outras iniciativas, softwares de reconhecimento de voz facilitam a mudança na estação de rádio, controlar o ar condicionado, selecionar a rota no navegador ou discar um número – tudo isso sem tirar os olhos do caminho ou afastar as mãos do volante.
Leia a coluna completa.