
O estrago do ataque cibernético ocorrido em junho contra dois data centers da CDK Global, fornecedora de sistemas para concessionárias de veículos na América do Norte, foi grande. Estimativas da GlobalData apontam para queda nas vendas de automóveis nos Estados Unidos em junho devido à atuação dos hackers.
Segundo a consultoria, os licenciamentos de veículos leves em junho nos EUA totalizaram 1,3 milhão de unidades. Isso significa queda de 3,8% na comparação com o mesmo mês de 2023. Já a média diária de 51 mil carros/dia também caiu em relação a maio (55,4 mil/dia).
SAIBA MAIS:– Tendência nos EUA, agenciamento reduziu custos das revendas de veículos
– STF pode mudar o futuro das concessionárias de veículos no país?
Com isso, as projeções de vendas de veículos nos EUA para 2024 foram revisadas para baixo pela GlobalData: de 16 milhões para 15,3 milhões.
David Oakley, gerente de previsões de vendas para as Américas da GlobalData, acha que o ataque cibernético às concessionárias poderia até ter resultado em um impacto pior. Os hackers invadiram o sistema da CDK e paralisaram as operações de 15 mil revendas nos EUA e no Canadá em 19 de junho, justamente nas semanas mais movimentadas do mercado automotivo.
“Esperávamos que as vendas crescessem modestamente em relação ao ano anterior. Alguns compradores podem ter optado por adiar a compra até que o problema fosse resolvido, mas com a restauração dos sistemas esperada para breve, prevemos que a maior parte das vendas perdidas serão recuperadas em julho”, afirmou o consultor ao site Just Auto.