logo

gm

Atualizações em tempo real pela nuvem, comandos remotos e compras: Ultifi, da GM, chega em 2023

A GM anunciou hoje a data de lançamento de seu novo software para computadores de bordo, o Ultifi. O sistema ficará disponível para os carros da montadora, tanto elétricos quanto a combustão, a partir de 2023. Por ser baseado em Linux, ficará disponível para desenvolvedores terceirizados que queiram criar apps para o sistema dos carros da montadora.
Author image

victor

30 set 2021

2 minutos de leitura

GM_ultifi.png

O Ultifi havia sido anunciado em janeiro deste ano na feira CES:

Os clientes poderão realizar atualizações periódicas e escolher entre diversas atualizações remotas, opções de personalização e aplicativos novos. Algumas dessas atualizações e configurações podem ser salvas em contas autenticadas para que possam ser utilizadas em diversos veículos GM. O software se atualiza com a chamada tecnologia “over the air”, ou seja, sem necessidade de conexão local.

O Ultifi também estará sempre conectado à nuvem, o que permitirá o acionamento de comandos remotos. Será possível, por exemplo, ajustar o termostato, desativar o sistema de segurança e abrir o teto solar mesmo estando longe do carro. Mas isso também significa que a inteligência artificial poderá dar comandos sem a participação do motorista, como limitar a velocidade do carro de acordo com o limite da via.

O comando remoto voluntário será feito por uma nova série de apps: My Buick, My Chevrolet, My Cadillac e My GMC, que já foram lançados. Para os carros elétricos, o app também irá exibir informações sobre bateria, carga e pontos de recarga.

Outra possível vantagem da conectividade em nuvem é o recebimento de informações sobre o trajeto em tempo real. Por meio da comunicação com outros dispositivos conectados e com o ecossistema, os motoristas podem ser alertados sobre perigos ou mudanças nas condições da via e ser capazes de cronometrar efetivamente os sinais de trânsito.

Também será possível comprar novos serviços por meio da plataforma, criando uma nova forma de renda para a montadora. O motorista poderá solicitar o app de direção assistida Super Cruiser, por exemplo, apenas para uma viagem específica, ou pagar por mais espaço de armazenamento. Também será possível comprar apps de terceiros, assinar serviços de streaming e fazer opções de personalização. Aliás, a GM assume que o Ultifi faz parte de uma estratégia “para aumentar a receita além das vendas de veículos”.

A plataforma também será capaz de se conectar a outros aparelhos, como smartphones e sistemas de segurança domiciliar.