logo

Audi A1 renovado passa a usar plataforma MQB

Comprimento total do A1 aumentou 5,6 cm, ampliando o espaço para passageiros e bagagem
Author image

Redação AB

21 jun 2018

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Audi começa a produzir a segunda geração do A1 Sportback, seu hatch pequeno. O novo carro foi revelado na Alemanha e estará à venda no mercado europeu em outubro. Agora fabricado sobre a plataforma modular MQB, a mesma do Volkswagen Polo (e de tantos outros modelos do grupo), ele ficou 5,6 centímetros maior e tem agora 4,03 metros.
De acordo com a fabricante, o novo A1 tem bom espaço para as pernas de quem viaja no banco traseiro porque a distância entre eixos passou para 2,56 metros, quase 10 cm a mais. O porta-malas aumentou 65 litros e tem agora 335 l.

Na versão S line das fotos, a Audi enfatizou o apelo esportivo com entradas de ar maiores, uma fenda central alongada abaixo do capô, aerofólio traseiro maior, saída dupla de escape e interior com detalhes da cor da carroceria. O motor terá 200 cavalos, enquanto as versões de entrada produzem apenas 95 cv.
A central multimídia MMI com tela sensível ao toque vem de modelos maiores e traz Apple CarPlay e Android Auto. A iIuminação interna por LEDs do A1 permite a troca de cor do ambiente.
Os sistemas de assistência ao motorista também vêm de modelos maiores. São capazes de manter o A1 a uma distância predeterminada do carro à frente, ajudam a manter o carro na pista e auxiliam o motorista na hora de estacionar. Versão S line do A1 tem saída dupla de escape, aerofólio traseiro maior e detalhes internos da cor do carro

O aviso de saída de faixa ajuda o motorista a manter o carro na pista em velocidades a partir de 65 km/h. Outro recurso é o Audi Pre sense dianteiro. O sensor por radar reconhece situações críticas envolvendo outros veículos, pedestres ou ciclistas à frente do veículo. O sistema então dá um sinal acústico e visual para avisar o motorista. O assistente de velocidade adaptativa, que também tem um radar como base, mantém a distância desejada do veículo à frente.
A Audi ainda não definiu a vinda do novo A1 ao Brasil. Em condições favoráveis de mercado, é possível que chegue no fim de 2019.