logo

Audi firma parceria com ONG para levar iluminação solar a comunidades ribeirinhas

Projeto com a Litro de Luz utiliza canos de PVC e garrafas pet para criar postes de luz e lampiões abastecidos por energia zero emissão
Author image

Redação AB

07 fev 2022

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Audi Environmental Foundation, braço social da Audi, e a ONG Litro de Luz vão fornecer iluminação solar para 200 famílias das comunidades ribeirinhas Lindo Amanhecer, Nova Jerusalém e Canaâ do Aruaú, na região de Manaus (AM). Serão instalados postes de energia solar nas áreas comuns de duas comunidades e entregues lampiões solares para utilização das famílias em suas casas ou para deslocamentos.

Os dispositivos são feitos a partir de canos de PVC e garrafas pet, equipados com placa solar, bateria de lítio e LED. A montadora fornecerá os equipamentos para a instalação dos postes e dos lampiões, que serão entregues à população. A previsão é de que a instalação dos equipamentos aconteça em abril.

Segundo a presidente da ONG Litro de Luz, Laís Higashi, o projeto vai garantir mais segurança e qualidade de vida aos moradores. “No Brasil, aproximadamente 2 milhões de pessoas, a maioria na região Amazônica, não tem iluminação. Com a nossa tecnologia, os moradores conseguem enxergar melhor para tomar remédio de madrugada ou amamentar durante a noite, fazer uma tarefa de casa ou andar com mais segurança.”

Implementação em etapas

O processo conta com fases de visitas às comunidades para entender as demandas dos residentes, mapear locais estratégicos para implementação das soluções de iluminação, avaliação do impacto gerado e suporte para o processo de logística reversa das baterias. A comunidade é também capacitada para instalação, replicação e manutenção da tecnologia.

Para Antonio Calcagnotto, responsável pela área de assuntos institucionais e sustentabilidade da Audi do Brasil, “o projeto alia diversos aspectos que estão no DNA da Audi: inovação, tecnologia, eletrificação e, acima de tudo, desejo de melhorar a vida das pessoas. A todo momento falamos de futuro, mas não podemos esquecer que existem milhões de pessoas que não possuem as necessidades básicas atendidas”.

Criada em 2014, a Litro de Luz Brasil já impactou diretamente mais de 23 mil pessoas de comunidades rurais e urbanas, ribeirinhas, quilombos e aldeias indígenas. A ONG é parte do movimento global Liter of Light, criado nas Filipinas em 2011.

As tecnologias utilizadas são inspiradas na “Lâmpada de Moser”, criada pelo mecânico brasileiro Alfredo Moser. Ele instalou uma garrafa pet no telhado abastecida com água e alvejante, que por meio da refração proporcionava uma iluminação equivalente a uma lâmpada de 60 watts.