
Esta foi a segunda passagem do executivo pelo Brasil. A primeira aconteceu na década de 1990, quando liderou a construção da fábrica da marca no Paraná. “Quero agradecer ao Johannes por todo o trabalho feito nestes últimos anos e pela confiança que sempre depositou em mim e em todos os colaboradores da Audi no Brasil”, declarou Rojas, em comunicado sobre a sua chegada na liderança da companhia.
Foco em retomada do crescimento
Segundo a marca, Rojas terá a missão de manter a empresa na trilha do crescimento sustentável. Nos últimos anos, a Audi teve sensível perda de participação no mercado nacional. Entre 2017 e 2021, o market share da companhia caiu de 0,46% para 0,32%, apesar da renovação do portfólio com 30 lançamentos e do investimento em novas tecnologias como a eletrificação.
No mesmo intervalo, a conterrânea e concorrente do segmento premium BMW saiu de 0,47% de participação para 0,74%.Já a Volvo, que nem aparecia entre as 20 marcas mais vendidas do Brasil em 2017, assegurou market share de 0,42% em 2021, à frente da Audi.
Rojas aponta estar preparado para levar a empresa à trilha de crescimento: “Em conjunto com todo o time qualificado da marca no País e uma cooperação cada vez mais estreita com nossa rede de concessionárias, vamos fortalecer as bases sólidas que construímos nos últimos anos para dar continuidade ao crescimento sustentável, aos novos processos de digitalização, às novas formas de relacionamento com o cliente e à retomada da fabricação de veículos no País”, diz.
O executivo é formado em Administração de Negócios pela Universidad del Desarollo (Chile) e possui MBA pela California State University (EUA). Ele acumula mais de 25 anos de experiência na indústria automobilística, com passagens pela Volkswagen, Ford e Nissan.