logo

Audi patrocina projeto de iluminação solar na Amazônia

Em parceria com o Litro de Luz, cerca de 600 pessoas de comunidades ribeirinhas serão beneficiadas com postes e lampiões solares
Author image

Redação AB

20 mai 2025

2 minutos de leitura

Enquanto nas grandes cidades se fala em carros elétricos, cerca de 1 milhão de brasileiros ainda não têm acesso à energia elétrica, segundo dados do IBGE.

Para ampliar o acesso à energia de forma sustentável, a Audi e a ONG Litro de Luz Brasil vão levar iluminação solar a comunidades ribeirinhas isoladas na Amazônia.

Serão 120 lampiões e postes de energia solar para beneficiar cerca de 600 moradores ribeirinhos que vivem ao longo do Rio Negro, em Manaus (AM). A ação para montagem e instalação acontece ao longo de cinco dias, entre 26 e 30 de junho.

Os lampiões e postes de energia solar do Litro de Luz são feitos de com cano de PVC e garrafa pet. A luz é de LED e acompanha bateria e placa solar para recarregar.

Com as soluções de iluminação solar os ribeirinhos poderão realizar atividades noturnas com mais segurança, como andar pela comunidade, pescar, estudar, cozinhar e jantar (na região é comum o consumo de peixes diariamente).

“Incentivar ações que promovem o cuidado com o meio ambiente e impulsionam o bem-estar social fazem parte da estratégia da Audi do Brasil. Por isso, participamos com muito orgulho em mais uma edição do projeto Litro de Luz. Existe uma dedicação enorme de todas as partes envolvidas para um propósito comum: fornecer condições cada vez mais seguras para as comunidades por meio da iluminação sustentável”, disse a responsável por Compliance, Qualidade & ESG na Audi do Brasil, Paula Barreiros.

Parceria entre Audi e Litro de Luz começou em 2022

A parceria entre o Litro de Luz, a Audi e a Audi Foundation (braço filantrópico da montadora) começou em 2022, com uma ação na Amazônia. Foram 150 lampiões e postes solares entregues para os moradores das comunidades ribeirinhas Nova Canaã, Nova Jerusalém e Lindo Amanhecer. 

Em 2023, a ação aconteceu no litoral sul de São Paulo. Foram beneficiadas cerca de 145 famílias de comunidades em Cananéia e na Ilha do Cardoso sem acesso à luz elétrica permanente.

No ano passado, a ação aconteceu nas aldeias indígenas do Xingu (MT). Foram mais de 150 soluções entregues para famílias de 20 aldeias indígenas kayabi, beneficiando mais de 600 pessoas.

“Celebrar o quarto ano de parceria com a Audi do Brasil e a Audi Environmental Foundation é especialmente simbólico, pois marca nosso retorno ao território onde realizamos nossa primeira ação conjunta, na Amazônia. Este reencontro reforça não apenas nossa história, mas também nosso compromisso com a região. Em um momento em que o Brasil se prepara para sediar a COP30, em pleno território amazônico, a atuação de parceiros como a Audi torna-se ainda mais essencial. Juntos, buscamos promover o bem viver de comunidades ribeirinhas por meio de soluções sustentáveis”, disse o presidente do Litro de Luz Brasil, Rodrigo Eidy.