logo

audi

Audi vai fazer diesel a partir de fonte renovável

A Audi vai começar a produzir o e-diesel, combustível feito a partir de fonte renovável de energia. A companhia pretende instalar um complexo produtivo piloto em Laufenburg, Canton Aargau, na Suíça, com capacidade para fazer mais de 400 milhões de litros por ano, com início da construção prevista para 2018. A partir daí serão desenvolvidos mais testes com a solução, feita a partir de energia hidrelétrica. O projeto dá sequência a outras pesquisas na área de combustíveis renováveis em curso na companhia, como o e-gás e a e-gasolina.
Author image

Redação AB

10 nov 2017

1 minutos de leitura

O esforço da Audi para reduzir seu impacto ambiental acontece pouco tempo depois do dieselgate, vexame causado pela fraude em 11 milhões de carros com motores diesel vendidos globalmente com sistema que mascarava as emissões elevadas. Segundo a companhia, se der certo, o e-diesel poderá neutralizar o nível de CO2 de carros a combustão convencional.

A unidade produz o combustível a partir de um processo químico. Na primeira etapa, a energia gerada pela usina hidrelétrica produz hidrogênio e oxigênio por eletrólise da água. No próximo passo o hidrogênio reage com o CO2 por uma tecnologia de microprocessos. O CO2 pode ser obtido da atmosfera ou de gases residuais biogênicos e, segundo a marca, essa é a única fonte de carbono gerada no processo. Longas cadeias de compostos de hidrocarboneto são formadas para, na etapa final, elas serem separados em e-diesel e em ceras, que são usadas em outras áreas da indústria.

O projeto é liderado pela fabricante alemã em parceria com a Ineratec e a Energiedienst.