
O carro é produzido em Neckarsulm, Alemanha. O propulsor é feito de maneira artesanal na fábrica de Gyor, na Hungria. É o mesmo utilizado no RS 5 Coupé. Segundo a fabricante, a geração atual acelera de zero a 100 km/h em 4,7 segundos. A velocidade máxima é limitada em 250 km/h. Em uso misto (cidade/estrada), o consumo informado pela Audi é de 9,3 km/l.
Como outros modelos atuais da Audi, a RS 4 Avant tem câmbio S Tronic de dupla embreagem e sete marchas. Pode ser utilizado como uma transmissão automática e também permite trocas manuais e sequenciais na própria alavanca ou por aletas atrás do volante.
Para brincar de piloto, o motorista pode ativar o Launch Control, controle de largada que gerencia tração e rotação do motor. Outros recursos que garantem conforto e segurança são o programa eletrônico de estabilidade (ESP) e o Audi Drive Select, que permite três modos de dirigir: conforto, dinâmico e automático.

Câmbio de dupla embreagem tem sete marchas e permite trocas na alavanca ou por aletas atrás do volante; motor 4.2 V8 é feito em Gyor, Hungria, e produz 450 cv
Como todos os Audi RS, a perua esportiva tem tração integral permanente (sistema Quattro). A distribuição de força para a dianteira ou traseira varia conforme a condição de uso. Em regra, o eixo traseiro recebe 60% do torque total. A perua esportiva utiliza componentes de suspensão feitos de alumínio e o recurso Dynamic Ride Control, que diminui a inclinação da carroceria em curvas, aumentando a estabilidade.
Entre os itens de série da nova RS 4 Avant estão indicador da pressão dos pneus, sensores de chuva e luminosidade, teto solar, tampa traseira com abertura e fechamento elétricos, sistema de som Bang & Olufsen, DVD player, Bluetooth e navegador GPS. Como opcional é possível pedir bancos dianteiros em forma de concha.

Som Bang & Olufsen, GPS e DVD player vêm todos de série, mas bancos dianteiros em forma de concha são opcionais; espaço traseiro é adequado, como em modelos similares da linha A4