
A terceira maior montadora do mundo em vendas, juntamente com a afiliada Kia Motors, manteve sua estimativa de entregas de veículos elétricos em 2 milhões de unidades até 2030. Mas aumentou sua meta de vendas de híbridos em 40%, para 1,33 milhão de unidades até 2028.
VEJA MAIS:
– Hyundai investirá US$ 51 bilhões na produção de veículos elétricos
– Hyundai vai investir US$ 1,1 bilhão no Brasil até 2032
– Hyundai fará 200 mil elétricos por ano em nova fábrica
“Recentemente, a velocidade de conversão para veículos elétricos tem diminuído. Como resultado, a demanda por híbridos está aumentando, e esses modelos estão se tornando uma opção básica em vez de uma alternativa aos motores de combustão interna”, disse o presidente e CEO da Hyundai Motor, Jaehoon Chang.
A Hyundai diz que planeja dobrar sua linha híbrida para 14 modelos, pois esperava um aumento na demanda especialmente na América do Norte. A fabricante, contudo, não forneceu um cronograma para o lançamento dos novos carros.
A produção desses veículos pode se iniciar na nova fábrica na Geórgia, EUA, no primeiro trimestre de 2026, disse o diretor de operações global, Jose Munoz, acrescentando que cerca de um terço da capacidade instalada pode ser utilizada na montagem desses modelos quando a unidade estiver em plena operação.
Mais investimentos em híbridos
A mudança da Hyundai para focar mais em híbridos está em linha com as iniciativas de rivais como Toyota e Ford. Mas a montadora sul-coreana toma um caminho diferente de seus concorrentes globais, para um segmento híbrido relativamente novo chamado veículo elétrico de alcance estendido (EREV), que é popular na China.
Um EREV usa uma bateria maior do que os híbridos plug-in tradicionais e funciona apenas com eletricidade, com seu motor a gasolina servindo como um banco de energia para recarregar as baterias quando necessário.
A Hyundai disse que planeja iniciar a produção em massa desses modelos EREV na América do Norte e na China até o fim de 2026, o que ofereceria competitividade de preço em relação aos veículos elétricos e uma autonomia de mais de 900 quilômetros quando totalmente carregado.
– Faça a sua inscrição no #ABX24 – Automotive Business Experience
Na China, onde a Hyundai teve um duro revés devido à intensificação da competição de montadoras locais, a montadora pretende vender 30 mil unidades EREV focando em modelos compactos. Nos EUA, a Hyundai visa vendas de 80 mil unidades EREV e inicialmente lançará SUVs e modelos da marca de luxo Genesis.
“Ao lançar híbridos, VEs e EREVs planejamos melhorar tanto a lucratividade média quanto as margens operacionais”, disse o CFO Seung Jo Lee. “Vamos continuar na busca por uma estratégia voltada para o lucro para atingir uma margem operacional de médio a longo prazo de 10% ou mais”, disse Lee.