É bem mais que isso! A carreira, no qual tanto investiram, não lhes traz o prazer que eles esperavam extrair daí. O convite que faço a esses clientes, é o de olhar um pouco mais para si, ouvir a voz baixinha que vem de dentro. Após longos anos dedicados ao mundo exterior, aos interesses de terceiros, as necessidades individuais vem à tona e precisam ser cuidadas.
No mundo corporativo onde a competição é intensa, é difícil não sentir-se incomodado com a promoção de um par ou um bônus mais substancioso dado a outro. A comparação se estabelece e a inveja também. Nossa vaidade sempre esteve e estará presente.
Seria mais fácil passar por isso e mudar o rumo das coisas, se percebêssemos que comparar-se a alguém é perda de tempo, no máximo, um exercício relativo. Somos todos únicos e diferentes. Deveríamos entender melhor nossas competências e tratar de usá-las de uma maneira mais adequada. A humildade em aceitar nossos pontos fracos nos ajuda a digerir melhor certos fatos e nos preparara melhor para o futuro.
Lanço-lhes o convite ao autoconhecimento. Não se pode menosprezar no entanto, o grau de dificuldade do mesmo. Preferimos ocupar nosso cérebro com coisas mais “importantes” já que não gostamos de lidar com nossas deficiências. Preferimos nos imaginar perfeitos, importantes, superiores, e atribuir aos outros ou ao mundo externo a razão de nossos infortúnios. Se tivermos a coragem de olharmos para dentro, compreender e aceitar os pontos que determinam nosso rumo na vida, conseguiremos mudar comportamentos que já não mais nos servem, traçaremos um plano de vida que nos satisfaça e viveremos num mundo mais simples, livre e feliz.
Ivan Carlos Witt é sócio-presidente da Steer Recursos Humanos, empresa que fundou em 2002. Ocupava antes o cargo de diretor de compras para a América do Sul da Ford Motor Company, onde trabalhou por 20 anos. Atuou 10 anos no exterior (México, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra e Alemanha) em cargos de liderança nas áreas de recursos humanos, manufatura, logística e compras. Engenheiro eletricista, atua hoje como headhunter, conduz treinamentos corporativos e desenvolve o Programa Horizontes de aconselhamento profissional para líderes.
[email protected]