A premiação visa auxiliar fabricantes e distribuidores de veículos, administradores de frotas, além de bancos, financeiras e seguradoras, por ocasião da compra, venda ou avaliação de qualquer caminhão ou utilitário oferecido no mercado brasileiro.
Para Joel Leite, idealizador do prêmio e diretor da AutoInforme, o prêmio será um importante indicador econômico. “Em especial para os frotistas, além das montadoras e distribuidores de veículos comerciais”, afirma. “Vamos analisar os preços de produtos novos em março de 2012, comparando-os com os preços praticados em março de 2015. Na premiação de automóveis de passageiros, é possível determinar o valor de depreciação em um período de 12 meses. No caso de veículos comerciais, o período mínimo recomendado é de três anos”, conclui Joel.
Maior Valor de Revenda para veículos comerciais irá premiar veículos em oito categorias diferentes, sendo elas: Minibus, Furgões Leves, Furgões, Camionetas de carga, Caminhões Semileves, Médios, Semipesados e Pesados. Há também a categoria especial “Campeão Geral” de 2015.
Segundo Joel Leite esse estudo vem sendo feito há mais de dez anos, em parceria com a Molicar. “No ano passado, iniciamos a premiação de autos. Este ano, teremos a de veículos comerciais no primeiro semestre e a de automóveis no último trimestre do ano”, explica.