logo

aethra

Automotiva Usiminas agora é Flamma, da Aethra

A aquisição da Automotiva Usiminas pela Aethra foi sacramentada na sexta-feira, 20 de dezembro, depois de uma reunião entre os representantes das duas empresas. O negócio, de R$ 210 milhões, anunciado em 14 de junho, foi aprovado sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), com despacho publicado no Diário Oficial da União de 23 de outubro.
Author image

Redação AB

23 dez 2013

3 minutos de leitura

G_noticia_18689.jpg

A Aethra, conhecida como um dos principais sistemistas do setor automotivo e especializada em estampagem de peças e conjuntos, passa a incorporar integralmente a divisão de autopeças da Usiminas. A estrutura corporativa e operacional da nova unidade terá o nome de Flamma Automotiva. Flamma, em latim, significa “chama” e exprime, em sentido figurado, o conceito de entusiasmo.

“A aquisição da Automotiva Usiminas é muito importante para nossos negócios. Sabemos da força dessa empresa na produção de conjuntos completos de cabines de caminhões. A iniciativa nos coloca em posição privilegiada no mercado, consolidando o grupo como a maior indústria nacional de autopeças”, observou Pietro Sportelli, presidente do Grupo Aethra, em comunicado distribuído à imprensa, no qual ressalta os benefícios que a empresa colhe com a exigência, contida no Inovar-Auto, de as montadoras adquirirem componentes locais e executarem um mínimo de operações industriais nacionais para que os veículos produzidos no país não recolham 30 pontos percentuais extras de IPI.

A Automotiva Usiminas, que tem a origem relacionada à Brasinca, faturou R$ 315 milhões nos primeiros nove meses do ano e possui 1,2 mil funcionários. Flávio Del Soldato, na empresa desde 1999 e seu diretor geral, seguirá no comando da Flamma. Com sede em Pouso Alegre (MG), a empresa produz peças e cabines pintadas em sua cor definitiva, passando pelos processos de estamparia, soldagem, pintura e montagem, para atender Ford Caminhões, International, Scania, Mitsubishi, Mahindra e DAF.

“A venda está alinhada com a estratégia do grupo Usiminas de priorizar, em seu portfólio, os negócios associados diretamente às suas atividades principais (siderurgia)”, explicou o vice-presidente de Subsidiárias da Usiminas, Paolo Bassetti.

SISTEMISTA

Sportelli ressalta que o Grupo Aethra possui 4 mil colaboradores e pretende crescer ainda mais nos próximos anos. “Temos ambição de nos tornarmos um dos líderes deste setor e, portanto, sabemos da necessidade de ampliar nossos negócios”, afirma.

A Aethra Sistemas Automotivos S.A., principal empresa do grupo, com capital nacional, nasceu em Minas Gerais e foi estimulada pelo crescimento da Fiat Automóveis. Com experiência de quatro décadas no mercado, atendendo as principais montadoras locais, tornou-se uma das maiores fornecedoras de serviços e produtos de alta tecnologia para a indústria automobilística da América Latina. O parque industrial do grupo é composto por dez unidades no Brasil e uma em Córdoba, na Argentina. Entre os principais clientes estão Fiat, Volkswagen, Renault, Nissan, PSA Peugeot Citroën, Ford e MAN Latin America.

A nota à imprensa destaca, ainda, que a Aethra alcançou alto grau de sofisticação tecnológica nos processos produtivos e incorpora volume expressivo de equipamentos automatizados e robotizados, softwares industriais avançados e sistemas de controle de qualidade. O parque de robôs, segundo o comunicado, pode ser o maior do setor no Brasil fora das montadoras.

Sportelli considera a empresa um full service supplier, capaz de oferecer serviços completos, abrangendo projeto e desenvolvimento de peças e sistemas, ferramentais e gerenciamento da produção em alta escala de produtos para automóveis, comerciais leves e cabinas de caminhões. O portfólio compreende tanques de combustível, eixos, travessas de suspensão, conjuntos soldados, estampados de grande porte, bagageiros de teto e cabines.