
A Aethra, conhecida como um dos principais sistemistas do setor automotivo e especializada em estampagem de peças e conjuntos, passa a incorporar integralmente a divisão de autopeças da Usiminas. A estrutura corporativa e operacional da nova unidade terá o nome de Flamma Automotiva. Flamma, em latim, significa “chama” e exprime, em sentido figurado, o conceito de entusiasmo.
“A aquisição da Automotiva Usiminas é muito importante para nossos negócios. Sabemos da força dessa empresa na produção de conjuntos completos de cabines de caminhões. A iniciativa nos coloca em posição privilegiada no mercado, consolidando o grupo como a maior indústria nacional de autopeças”, observou Pietro Sportelli, presidente do Grupo Aethra, em comunicado distribuído à imprensa, no qual ressalta os benefícios que a empresa colhe com a exigência, contida no Inovar-Auto, de as montadoras adquirirem componentes locais e executarem um mínimo de operações industriais nacionais para que os veículos produzidos no país não recolham 30 pontos percentuais extras de IPI.
A Automotiva Usiminas, que tem a origem relacionada à Brasinca, faturou R$ 315 milhões nos primeiros nove meses do ano e possui 1,2 mil funcionários. Flávio Del Soldato, na empresa desde 1999 e seu diretor geral, seguirá no comando da Flamma. Com sede em Pouso Alegre (MG), a empresa produz peças e cabines pintadas em sua cor definitiva, passando pelos processos de estamparia, soldagem, pintura e montagem, para atender Ford Caminhões, International, Scania, Mitsubishi, Mahindra e DAF.
“A venda está alinhada com a estratégia do grupo Usiminas de priorizar, em seu portfólio, os negócios associados diretamente às suas atividades principais (siderurgia)”, explicou o vice-presidente de Subsidiárias da Usiminas, Paolo Bassetti.
SISTEMISTA
Sportelli ressalta que o Grupo Aethra possui 4 mil colaboradores e pretende crescer ainda mais nos próximos anos. “Temos ambição de nos tornarmos um dos líderes deste setor e, portanto, sabemos da necessidade de ampliar nossos negócios”, afirma.
A Aethra Sistemas Automotivos S.A., principal empresa do grupo, com capital nacional, nasceu em Minas Gerais e foi estimulada pelo crescimento da Fiat Automóveis. Com experiência de quatro décadas no mercado, atendendo as principais montadoras locais, tornou-se uma das maiores fornecedoras de serviços e produtos de alta tecnologia para a indústria automobilística da América Latina. O parque industrial do grupo é composto por dez unidades no Brasil e uma em Córdoba, na Argentina. Entre os principais clientes estão Fiat, Volkswagen, Renault, Nissan, PSA Peugeot Citroën, Ford e MAN Latin America.
A nota à imprensa destaca, ainda, que a Aethra alcançou alto grau de sofisticação tecnológica nos processos produtivos e incorpora volume expressivo de equipamentos automatizados e robotizados, softwares industriais avançados e sistemas de controle de qualidade. O parque de robôs, segundo o comunicado, pode ser o maior do setor no Brasil fora das montadoras.
Sportelli considera a empresa um full service supplier, capaz de oferecer serviços completos, abrangendo projeto e desenvolvimento de peças e sistemas, ferramentais e gerenciamento da produção em alta escala de produtos para automóveis, comerciais leves e cabinas de caminhões. O portfólio compreende tanques de combustível, eixos, travessas de suspensão, conjuntos soldados, estampados de grande porte, bagageiros de teto e cabines.