
Para superar a receita de R$ 1 bilhão a companhia brasileira conta com a retaguarda da Usiminas, à qual pertence, e aposta em uma significativa evolução do segmento de veículos comerciais, que encomenda a maior parte dos serviços de estamparia, montagem e pintura oferecidos na unidade de Pouso Alegre, MG.
“Além de acompanhar o crescimento das operações dos atuais clientes, pretendemos conquistar novos serviços entre players que estão chegando ao mercado local” – explicou Del Soldato a Automotive Business, sem revelar maiores detalhes.
O executivo completa dez anos à frente da Automotiva Usiminas. Em 1999, quando foi contratado pelo período de um ano, a empresa oriunda da Brasimca passava por uma crise de identidade e passava por uma crise financeira. A Usiminas tinha a intenção de recuperar a operação e passá-la adiante. No esforço de reestruturação que se seguiu as coisas mudaram de rumo e os negócios avançaram em direção ao lucro e à expansão.
“Vendemos a idéia da Brasimca à própria Usiminas” — disse Del Soldato, que recebeu a missão de agregar valor ao aço adquirido da controladora, transformando as chapas em produtos como cabinas e componentes de caminhões, ônibus e comerciais leves. A empresa foi rebatizada como Automotiva Usiminas e tem hoje no portifólio clientes como a Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Mahindra, Scania e International.