logo

none

Avanço nos casos de recalls da indústria automobilística

A jornalista Cleide Silva faz uma análise no Estadão de 9 de março sobre a disputa travada entre a Fiat e o Ministério da Justiça a respeito de um possível defeito na roda do Stilo que teria provocado acidentes. O caso se estende por oito meses e o processo envolve supostas vítimas de acidentes com modelos que teriam soltado uma das rodas. Há relatos de pelo menos quatro vítimas fatais. A Fiat garante que não há erro de projeto no Stilo.
Author image

cria

09 mar 2009

1 minutos de leitura

Cleide escreve também que somente na semana passada 53.314 veículos entraram na lista de recall em quatro campanhas feitas pela Fiat, Peugeot, Citroën e até da Ferrari, envolvendo 21 veículos. A Honda convocou às concessionárias 5.027 motocicletas.

No ano passado houve 969,5 mil veículos convocados para verificação ou conserto, em 27 campanhas de recall, e 291,1 mil motocicletas. O número de carros envolvidos foi quatro vezes maior do que em 2007. O caso mais conhecido em 2008 foi o do VW Fox, que causou mutilação nas mãos dos usuários na operação de rebatimento do banco traseiro.

O crescimento dos casos de recall já era esperado em função de uma expressiva aceleração nas linhas de produção para atender o aquecimento da demanda em 2008, ano de recordes para a indústria automobilística.