
Nos bastidores e na mídia o principal tema em pauta será a capacidade da indústria automobilística norte-americana voltar a boa forma após o tsunami financeiro. Além da GM, Ford e Chrysler sofreram perdas extraordinárias na região os fabricantes japoneses, os fornecedores de autopeças (muitos em recuperação judicial) e os distribuidores de veículos.
Os organizadores do salão contra-atacam com atividades e shows diferenciados para aquecer o programa. Entre as atrações estarão a Electric Avenue e a EcoXperience, que prometem apresentar carros elétricos e powertrains de baixa emissão como o Nissan Leaf, Mitsubishi i MiEV, Commuter Cars Tango 600 e o SABA Carbon Zero Roadster.
A Avenida Elétrica, patrocinada pela Dow Chemical, reunirá cerca de vinte lançamentos no andar principal e oferecerá simpósios e eventos especiais relacionados a carros elétricos.
A EcoXperience, iniciativa da Michigan Economic Development Corporation, convidará visitantes a dirigir veículos de baixas emissões, em ambiente fechado com cerca de duzentas árvores e um jardim com cinco mil tulipas e quedas d’água.
Dias 11 e 12 serão dedicados às entrevistas das montadoras com jornalistas de todo o mundo. Os dois dias seguintes estarão reservados aos profissionais relacionados à indústria automobilística.
Na quinta-feira, 15, acontecerá o Charity Preview, uma festa black tie com champagne e ingressos (caros) que costumam ser disputados. A renda da bilheteria, nesse dia, vai para instituições de caridade dedicadas a jovens carentes. Nos últimos seis anos a iniciativa levantou mais de US$ 35 milhões (veja www.charitypreview.com).
Jovens
O futuro da indústria automobilística dependerá de profissionais treinados e bem preparados. É o que procurará demonstrar o Dia da Educação Automotiva durante o Salão do Automóvel de Detroit, no Cobo Center.
O evento será promovido dia 20 de janeiro, atendendo estudantes de 9 a 12 anos sob o patrocínio da State Farm Insurance. O objetivo é orientar os jovens e mostrar o valor do conhecimento em um ambiente de trabalho sob permanente mudança.
Os ingressos para o programa custam US$ 12. As inscrições podem ser feitas em www.naias.com/aed.htm.
Mais em www.naias.com.