Segundo a instituição, 28 investidores enviaram propostas para a transação, a maior quantidade já registrada pelo banco para este tipo de operação, segundo consta em seu livro de ofertas (bookbuilding). Com prazo de dois anos, os papéis renderão juros equivalentes a 105,4% do certificado de depósito intercambiário (CDI), considerada pelo banco a menor taxa alcançada desde que iniciou este tipo de captação, há 4 anos.
“O fato de o volume de ofertas e investidores ter sido recorde mostra que o mercado confia e aposta na solidez do Banco Volkswagen, mesmo em um cenário economicamente adverso”, afirma Rafael Teixeira, diretor-executivo e CFO da Volkswagen Serviços Financeiros.
O executivo explica que a captação de recursos por meio de LFs faz parte da estratégia para diversificar o funding da instituição, uma vez que garante maior sustentabilidade às suas operações. “São alternativas sólidas de financiamento, pois permitem a captação a um custo mais competitivo e, consequentemente, taxas mais atrativas para o cliente final”.
Criada em dezembro de 2009, as letras financeiras são títulos emitidos por instituições financeiras que consistem em uma promessa de pagamento. A modalidade apresenta prazo mais longo do que o CDB (certificado de depósito bancário), a partir de seu tempo mínimo de resgate de capital, que é de dois anos. Os títulos receberam incentivos para sua emissão, permissão de realização de oferta pública e isenção de recolhimento de compulsório junto ao Banco Central.