
A alemã Basf foi uma das vencedoras do prêmio iF Design Award na categoria “Automóveis/Veículos” por sua tinta repelente de calor. O júri reconheceu a combinação bem-sucedida de funcionalidade e design da nova pintura funcional para a mobilidade do futuro, devido ao potencial da solução para reduzir a temperatura da superfície dos veículos e aumentar a eficiência energética, por diminuir a exigência do ar-condicionado.
A Basf aposta no papel cada vez mais importante da funcionalidade das tintas automotivas fornecidas às fabricantes. Sem perda de qualidade do revestimento, o sistema de pintura repelente ao calor desenvolvido pela Basf utiliza base que reflete algumas das ondas de luz solar que causam o aquecimento do veículo, o que pode reduzir em até 20°C a temperatura da superfície da carroceria nos dias quentes de verão, com impacto positivo na temperatura interna da cabine e consequente menor uso do ar-condicionado.
“Fatores como a regulação do ar-condicionado têm grande impacto na autonomia de um veículo, principalmente nos carros elétricos. Essa tecnologia reduz o consumo de energia, aumentando assim a eficiência”, explica Stephan Schwarte, chefe da divisão de pigmentos, dispersões e cores inovadoras da Basf na região Emea (Europa, Oriente Médio e África).
Além da funcionalidade, o júri do iF Design Award também elogiou o potencial de design da tinta. “As cores e os efeitos especiais oferecem às montadoras a oportunidade de salientar a forma do veículo e dar ao modelo uma característica única. Nossa tinta com controle de temperatura cobre um amplo espectro de cores claras e escuras, sem comprometer a qualidade do produto”, diz Mark Gutjahr, chefe de design de cores automotivas da Basf Emea.