
A Basf vai construir uma fábrica para reciclar baterias de carros elétricos no complexo de Schwarzheide, no leste da Alemanha. O investimento vai fortalecer a produção no local de materiais catódicos ativos (CAM) e o centro de reciclagem, com início da operação prevista para 2024.
No processo de reciclagem, o primeiro passo é a separação da “black mass” que contém altas quantidades dos principais metais utilizados para produzir CAM (como lítio, níquel, cobalto e manganês). A matéria prima será utilizada para a refinaria hidrometalurgica, processo de dissolução dos metais por meio da água, que a Basf planeja construir nos próximos anos.
“O ciclo fechado de baterias esgotadas até o CAM para novas baterias oferece suporte a nossos clientes ao longo de toda a cadeia de valor da bateria, reduz a dependência de matérias-primas mineradas e permite uma economia circular”, afirmou o presidente da divisão de Catalisadores da BASF, Peter Schuhmacher.
Processos como a reciclagem de baterias ou os componentes de segunda vida são uma preocupação cada vez mais do setor automotivo para reduzir a pegada de carbono e reduzir os impactos da mobilidade elétrica em prol de um futuro mais sustentável.