logo

bayer

Bayer usa CO2 como matéria-prima para fabricar poliuretanos

A Bayer MaterialScience e o Centro Catalítico da Escola Superior Técnica de Aachen estão empenhadas em transformar até 2015 o gás carbônico (CO2), um dos maiores vilões do meio ambiente, em um grande aliado na luta contra o aquecimento global. A empresa e o centro estão investindo € 9 milhões no projeto Produção dos Sonhos, que visa construir uma unidade de produção em Dormagen, na Alemanha, a ser usada para transformar CO2 em espuma de alta qualidade.
Author image

Redação AB

15 out 2013

1 minutos de leitura

Em comunicado, a Bayer explica que o gás carbônico é transformado em polióis policarbonato poliéter (PPPs) com a ajuda de catalisadores desenvolvidos especialmente para garantir esta conversão – com a menor quantidade de energia de ativação possível. O CO2 utilizado no projeto Produção dos Sonhos é proveniente de uma usina operada pela empresa de energia alemã RWE, uma das parceiras da Bayer. O projeto está em fase de testes e todo o processo já é realizado em escala técnica, ainda com pequena quantidade de material.

As empresas planejam entregar maiores quantidades do produto a partir de 2015. O projeto recebeu em 2012 o prêmio alemão “365 Landmarks in the Land of Ideas”, que reconhece ações de empresas que combinam sucesso econômico à responsabilidade social e à preservação do meio ambiente.