
No caso das motos, a produção caiu 10,3% no primeiro semestre e 15,7% no acumulado até julho. O mês normalmente é marcado por férias coletivas, que se estenderam pela retração de mercado, decorrente da dificuldade de liberação de crédito aos motociclistas.
Segundo a Suframa, três empresas produzem bicicletas na região: Caloi, Prince e Ox. A Houston tem projeto aprovado, mas ainda não iniciou a montagem de seus produtos. Segundo a Abraciclo, associação nacional que reúne fabricantes do setor de duas rodas, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de bicicletas.
A entidade estima que em todo o País sejam produzidos cerca de 5 milhões de unidades por ano. A frota de bicicletas estaria em cerca de 70 milhões. Os números atraem a atenção de empresas internacionais. Em outubro de 2011, a Abraciclo e sua equivalente italiana Ancma formalizaram uma parceria. Em princípio discutirão normas de produção e a possibilidade de parcerias com empresas locais. A intenção dos italianos era produzir bicicletas aqui e não enviá-las montadas.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a importação de bicicletas somou 142.531 unidades até junho, alta de 15% ante o mesmo período de 2011. Ainda no comparativo entre os primeiros semestres, a venda de bicicletas no atacado registrou queda de 2%. De janeiro a junho deste ano as fábricas de Manaus repassaram aos lojistas 367.534 unidades, ante 373.145 unidades do ano anterior.