logo

antônio anastasia

Biodiesel: Petrobras vai ampliar produção em Minas Gerais

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

27 jan 2012

3 minutos de leitura

G_noticia_12928.jpg
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A Petrobras Biocombustível e o governo de Minas Gerais assinaram em Belo Horizonte (MG) protocolo de intenções que prevê investimentos de até R$ 28 milhões na ampliação em 40% da capacidade de produção da Usina de Biodiesel de Montes Claros (foto), que passará dos atuais 108,6 milhões de litros/ano para 152 milhões de litros/ano. Na cerimônia estavam o governador Antônio Anastasia e o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto.

O acordo prevê maior participação de agricultores familiares na cadeia do biodiesel, com ampliação de 3,2 mil para 4,5 mil pequenos produtores até 2014, e pequeno aumento no quadro da usina (de 167 para 194 trabalhadores). Entre os compromissos firmados, o governo mineiro deve incentivar a compra de matéria-prima e insumos naquele Estado, segundo maior consumidor de biodiesel no País e comprador do produto de outros Estados.

“Com esse apoio, vamos aumentar a produção de biodiesel em Minas Gerais, ampliar a compra de matéria-prima e fortalecer a agricultura familiar. Isso significa mais renda e desenvolvimento”, afirma o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto. O governador Antonio Anastasia também tem opinião favorável a respeito: “O biocombustível é um segmento em que nós estamos sempre avançando e a tendência do mundo é seguir essa trilha.”

A usina de biodiesel de Montes Claros foi inaugurada em 2009 e tem capacidade atual para 108,6 milhões de litros/ano de biodiesel. Ela integra o parque produtor de biodiesel da Petrobras Biocombustível, que opera três unidades próprias em Candeias (BA), Quixadá (CE) e Montes Claros (MG) e duas em parceria, em Marialva (PR) e Passo Fundo (RS).

Atualmente, a Petrobras Biocombustível mantém parceria com agricultores familiares, produtores de soja, girassol e mamona no Estado. Com as cinco unidades, a Petrobras tem capacidade instalada para 721,4 milhões de litros de biodiesel/ano.