Fabrício Biondo assumiu este mês a recém-criada diretoria de marketing do Grupo PSA Peugeot Citroën na América Latina. Biondo vem da Volkswagen, onde até o fim de março era gerente executivo de vendas e marketing.
Biondo agora está de mudança para o Rio de Janeiro, onde fica a sede da PSA América Latina, e responderá diretamente ao presidente da unidade, Carlos Gomes. A nova diretoria de marketing replica no nível regional o mesmo organograma mundial de cargos e funções da companhia, que foi redesenhado no começo do ano passado, com a redivisão de diretorias.
O novo diretor de marketing terá a missão de coordenar as estratégias de ambas as marcas do grupo. Ele de cara já se depara com o desafio de retomar o equilíbrio de crescimento das duas. No Brasil, enquanto a Citroën vai de vento em popa, com expansão de quase 30% no primeiro trimestre de 2011, a Peugeot patina, com recuo de 11,5% no mesmo período. Com 21,7 mil veículos vendidos nos primeiros três meses do ano, pela primeira vez a Citroën passou a Peugeot, que vendeu 17,2 mil unidades no mercado brasileiro.
Formado em engenharia, Biondo tem 17 anos de experiência na área de vendas e marketing. Na Volkswagen, onde ingressou em 2002, desenhou sua carreira com foco no varejo automotivo, atuando principalmente nas negociações com a rede de concessionários da marca, primeiro como gerente regional de vendas para São Paulo, passando por vendas especiais a frotistas, até chegar à gerência executiva, o segundo posto na cadeia de comando do setor de vendas e marketing da montadora.