
Segundo a entidade, os operadores sofrem em média uma agressão por dia na cidade. A CTT alerta que acidentes graves envolvendo motoristas de ônibus são cada vez mais frequentes também em outras regiões e faz referência ao sistema de metrô de Washington, com 70 agressões a motoristas em 2008, comparadas a 55 em 2007.
Para desenvolver o programa a CDT buscou parceiros para criar uma cabine de máxima proteção para ônibus com excepcional resistência ao impacto, desempenho anti-abrasivo, durabilidade e excelente transparência. A resposta veio por meio de chapas de Lexan, à base de policarbonato.
A cabine de proteção do motorista consiste em uma janela retangular de chapa de Lexan de 31 por 38 polegadas, com uma porta de metal mais baixa.