logo

BMW apresenta novo Série 5, que ganha versão 100% elétrica

Modelo é o primeiro da marca a apresentar um interior totalmente livre de materiais de origem animal
Author image

Redação AB

24 mai 2023

4 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A BMW apresentou oficialmente na quarta-feira, 24, o novo Série 5. O modelo chega com inúmeras opções de motorização disponíveis, mas tem o i5, variante 100% elétrica, como seu grande trunfo. As primeiras unidades do lançamento chegam às lojas em outubro, a começar por Europa, Estados Unidos e China.

De acordo com a BMW, a nova geração do Série 5 será oferecida no mundo todo com motorização 100% elétrica. No entanto, dependendo da região, clientes terão como opção sistemas híbrido plug-in e também configurações com propulsores a gasolina e diesel – incluindo tecnologia híbrida leve.


Veja também:

– Para BMW, veículos movidos a hidrogênio são alternativa para o futuro

– Maru Escobedo: BMW irá crescer 5% no Brasil em 2023 e produzirá novos modelos em Araquari


Produzido na fábrica do BMW Group em Dingolfing, na Alemanha, o novo Série 5 evita as derrapadas em termos de design dos controversos XM e Série 7. No entanto, apresenta uma evolução visual com relação ao que é visto na geração anterior.

A tradicional grade duplo rim ficou maior, mas não “toma conta” de toda a dianteira como nos últimos lançamentos da fabricante alemã. Além disso, as linhas, evidentemente, se fazem mais presentes e dão ao modelo um ar modernizado sem causar nenhum tipo de polêmica.

Quanto às dimensões, o BMW Série 5 cresceu e tem agora 5,06 m de comprimento, 97mm a mais que seu predecessor. O modelo também ganhou mais “corpo” nas demais medidas. Ele tem 1,90 m de largura e 1,51 m de altura. O entre-eixos foi alongado em 20 mm, tendo 2,99 m. O porta-malas tem capacidade para 520 litros nas versões a combustão e híbridas e de 490 litros na configuração puramente elétrica.

Novo BMW Série 5 tem interior tecnológico

O novo Série 5 pode não ter feito a revolução no exterior, mas ganhou um habitáculo tecnológico e antenado com a agenda ESG. Isso porque, de acordo com a BMW, o modelo é o primeiro da marca a apresentar um interior totalmente livre de materias de origem animal.

Além dessa preocupação, a nova geração do Série 5 traz telas do quadro de instrumentos e da central multimídia integradas. A primeira tem 12,3 polegadas, enquanto a do sistema de entretenimento tem 14,9 polegadas. O modelo já dispõe do BMW Operating System 8.5, com novos serviços digitais e interface mais amigável.

A nova geração do Série 5 também dispõe do AirConsole. A tecnologia, que estreia no modelo, dá aos ocupantes a opção de jogar video games dentro do carro. A função, no entanto, só pode ser ativada com o veículo parado.

Opções de motorização do novo Série 5

Conforme mencionamos anteriormente, a nova geração do Série 5 terá opções de motorização distintas dependendo do mercado. Destaque para a variante puramente elétrica, i5, que será oferecida nos pacotes eDrive40 e M60. Na primeira configuração, o propulsor entrega 340 cv de potência e 43,8 kgfm de torque. O M60, por sua vez, faz jus ao nome. Com pegada mais esportiva, tem tração integral um motor em cada eixo. Juntos, eles rendem 608 cv e 83,6 kgfm de torque máximo.

As duas configurações do BMW i5 têm bateria 81,2 kWh. Segundo a fabricante germânica, a autonomia do eDrive40 é de até 582 km, enquanto o M60 tem alcance de 516 km. A montadora, vale destacar, já prepara uma nova versão 100% elétrica para 2024.


Inscreva-se no #ABX23, maior encontro do setor automotivo e da mobilidade


Na Europa, continente que receberá o Série 5 primeiro, há opção equipada com motor a gasolina de 210 cv e versões a diesel com 199 cv. As configurações têm sistema híbrido leve de 48 volts. Já na América do Norte, a BMW também deverá comercializar o lançamento com propulsores a gasolina de quatro e seis cilindros.

Por fim, vale destacar o Active Lane Change Assistant. O assistente é dotado de tecnologia que permite com que o condutor troque de faixa por meio do olhar. No caso, o sistema analisa o tráfego e sugere ao motorista uma mudança de faixa. Para aceitar a “dica”, basta ele mirar a visão no retrovisor externo.