
Entre os critérios para a escolha da cidade mexicana estão a rede local de fornecedores, a mão de obra qualificada e a infraestrutura técnica. Segundo a BMW, com a nova unidade, a fábrica sul-africana de Rosslyn passará a montar o utilitário esportivo X3 no lugar do sedã.
A montadora usará fontes renováveis de energia e grande parte da eletricidade será gerada internamente a partir da captação de energia solar. A construção da fábrica usará plantas digitais 3D tanto na construção dos prédios como na instalação dos equipamentos.
San Luis Potosi se vai se beneficiar da experiência da rede de produção do Grupo BMW. As unidades de Munique (Alemanha) e Spartanburg (Estados Unidos) darão apoio ao novo site mexicano durante a fase de construção. Até 2019 a Alemanha formará 500 funcionários mexicanos para a nova operação.
A BMW tem 31 fábricas em 14 países. A empresa está presente no México há 22 anos como subsidiária. Em 2015 foram vendidos por lá 12,2 mil carros e 2,6 mil motos BMW. Como comparação, os brasileiros compraram 15,8 mil carros e 7,8 mil motocicletas da marca.