
A iniciativa prevê o embarque inicial de 10 mil unidades do novo BMW X1 ao mercado norte-americano a partir de julho, volume que representa quase um terço da capacidade anual de produção de 36 mil unidades. Para isso a empresa criará cerca de 300 novos postos de trabalho temporários, dedicados a esse projeto. Eles se somam aos cerca de 700 colaboradores que já atuam na fábrica.
A proposta de produzir e exportar o novo BMW X1 para os Estados Unidos surgiu pelo aumento da demanda naquele mercado e vai complementar o volume que atualmente é suprido somente pela fábrica de Regensburg, no sul da Alemanha. Os carros montados em Araquari têm a maior parte dos componentes importados, incluindo as peças estampadas das carrocerias, que são soldadas, pintadas e montadas no Brasil.
“O projeto é estratégico para a operação da nossa fábrica em Araquari na medida em que nos permite explorar de maneira mais efetiva a capacidade de produção local”, afirma o vice-presidente sênior responsável pela fábrica catarinense, Carsten Stöcker.
Três versões do BMW X1 XDrive 28i serão exportadas de Araquari para os EUA, todas com motor 2.8 de quatro cilindros a gasolina, capaz de entregar 240 cavalos. Entre as tecnologias de gerenciamento do motor há a função start-stop e a regeneração de energia de frenagem.