
“Com este investimento vamos aumentar a capacidade total de ambas as plantas para 300 mil unidades por ano a médio prazo. Devido a nossa estrutura de produção flexível, seremos capazes de produzir até 400 mil veículos, dependendo do desenvolvimento do mercado”, declarou Norbert Reithofer, presidente do conselho administrativo da BMW AG, durante a cerimônia de inauguração da planta, nesta quinta-feira, 24.
Da nova unidade sairá o modelo esportivo X1 e no segundo semestre começa a produção do novo Série 3. A BMW produz em Dadong, sua primeira fábrica também localizada em Shenyang, o Série 3 e o Série 5.
“A China é um dos três melhores mercados da BMW no mundo e oferece enorme potencial de crescimento, especialmente no segmento premium”, acrescentou Reithofer.
O membro do conselho administrativo da BMW para finanças, Friedrich Eichiner, disse: “Construir uma nova fábrica em Tiexi era o próximo passo lógico para atender a demanda crescente no mercado chinês. Como uma empresa global, o nosso objetivo para o crescimento equilibrado e sustentável está focado em mercados estabelecidos e emergentes em regiões de crescimento”.
A BMW Brilliance Automotive também anunciou o início da produção de sua planta de motores, em um terceiro local em Shenyang, para a qual destinou € 50 milhões. Com capacidade para 200 mil motores por ano, a unidade montará propulsores 2.0 de quatro cilindros a gasolina para abastecer as linhas de Dadong e Tiexi.
BMW prevê novo recorde em 2012
A China foi um dos maiores mercados do Grupo BMW em todo o mundo no primeiro quadrimestre de 2012, com 107,2 mil veículos vendidos, alta de 35% sobre igual período do ano passado.
“Esperamos que as vendas na China cresçam a uma taxa de dois dígitos novamente em 2012 e atinja um novo recorde de entregas”, acrescentou Reithofer.
A empresa aposta que o início da produção do BMW X1 e da versão de chassi longo do novo Série 3 em Tiexi vai gerar um novo impulso para as vendas. No ano passado, o Grupo BMW vendeu 233,6 mil veículos na China, volume recorde e aumento de 37,7% sobre 2010. A rede de varejo do Grupo BMW aumentou de 210 para 290 concessionárias ao longo de 2011.