logo

BMW

BMW e IBM firmam parceria com foco em inteligência artificial

A BMW e a IBM anunciaram parceria na área de desenvolvimento. O foco do acordo está no Watson, avançado sistema de inteligência cognitiva da empresa de tecnologia, capaz de armazenar bancos de dados, aprender e usar o conhecimento adquiridos em diversas aplicações. A mais conhecida é na área da saúde, com a possibilidade de o Watson oferecer consultoria a médicos, por exemplo, na busca pelo tratamento mais adequado para determinado paciente.
Author image

Redação AB

15 dez 2016

2 minutos de leitura

X_noticia_25084.jpg

Com a BMW, a IBM pretende investigar como o recurso pode ser aplicado para tornar os carros mais seguros e personalizados. O maior potencial está nos sistemas de assistência à direção usados na condução autônoma. Um time de engenheiros da BMW vai trabalhar com pesquisadores da companhia de tecnologia no Watson Internet of Things, centro de desenvolvimento do sistema localizado em Munique, na Alemanha.

Inicialmente, quatro unidades do superesportivo híbrido i8 da montadora serão conectadas à plataforma Bluemix da IBM. A partir disso, as empresas pretendem avançar no desenvolvimento da interface do carro, com interação mais personalizado entre o condutor e o veículo.

O Watson terá as informações do manual do carro. Com isso, será capaz de responder perguntas e encontrar soluções para o motorista. O sistema também vai incorporar conhecimento sobre o trânsito, o clima e ainda o comportamento do motorista, personalizando a experiência em busca de mais segurança, performance e conforto, como mostra o vídeo abaixo.

“Na nossa visão, embora o carro continue como um importante meio de transporte individual, a experiência ao volante vai mudar na próxima década mais do que em qualquer outro momento da história do automóvel”, apontou em comunicado Harriet Green, executivo da IBM que lidera o centro de desenvolvimento do Watson.