logo

BMW e Toyota ampliam parceria para veículos a hidrogênio

Marca alemã pretende lançar primeiro modelo com com célula de combustível em 2028
Author image

Vitor Matsubara

06 set 2024

3 minutos de leitura

Imagem de Destaque

BMW e Toyota ampliaram a parceria existente entre as empresas há mais de uma década. A meta é acelerar o desenvolvimento de carros elétricos de célula de combustível movida a hidrogênio.

Em comunicado, a montadora alemã afirmou que as empresas querem avançar a economia do hidrogênio e na colaboração para desenvolver e aprimorar a tecnologia.


VEJA MAIS:– BMW lucra menos, mesmo com estabilidade nas vendas

– Toyota pretende tornar híbrida toda sua oferta de veículos


“Este é um marco na história automotiva: o primeiro veículo de célula de combustível de produção em série a ser oferecido por um fabricante premium global. Alimentado por hidrogênio e impulsionado pelo espírito da nossa cooperação, ele destacará como o progresso tecnológico está moldando a mobilidade futura”, disse Oliver Zipse, presidente do conselho de administração da BMW AG.

O executivo acredita que haverá uma era de “demanda significativa” por veículos elétricos com célula de combustível.

Koji Sato, presidente e membro do conselho de administração da Toyota Motor Corporation, também celebrou o novo acordo.

“Em nossa longa história de parceria, as duas marcas compartilham a mesma paixão por carros e crença na ‘abertura tecnológica’ e uma abordagem ‘multicaminho’ para a neutralidade de carbono. Aceleraremos nossos esforços junto com a BMW e parceiros em vários setores para concretizar um futuro em que a energia do hidrogênio apoia a sociedade”.

Produtos vão manter características de cada marca

O desenvolvimento conjunto do sistema de trem de força vai aproveitar a tecnologia de célula de combustível central para veículos comerciais e de passeio. Apesar da cooperação, BMW e Toyota asseguraram que cada uma manterá sua identidade nos futuros produtos.

“Os clientes podem esperar que os modelos a hidrogênio da BMW e da Toyota mantenham suas identidades e características distintas de marca”, afimou Zipse.

BMW lançará carro em 2028 e Toyota vende Mirai há 10 anos

A BMW confirmou que pretende lançar seu primeiro carro elétrico com célula de combustível movida a hidrogênio em 2028. Após ter realizado testes com o iX5 Hydrogen, a fabricante se prepara para a produção em série dos veículos com esta tecnologia.


Garanta sua vaga no #ABX24, evento mais influente do ecossistema automotivo


Os modelos de produção em série serão integrados ao portfólio existente da BMW, como uma versão dentro da gama dos respectivos produtos.

A Toyota, por sua vez, é uma das incentivadoras da tecnologia de célula combustível movida a hidrogênio. Desde o fim de 2014, a montadora comercializa o Mirai, sedã produzido no Japão e vendido em alguns mercados importantes para a empresa, como os Estados Unidos.

O veículo já foi exibido em vários eventos pelo Brasil, onde a Toyota também participa de um projeto para o desenvolvimento de célula combustível a hidrogênio movida a etanol em parceria com a USP e empresas como a Raízen.