
O Grupo BMW inicia nesta semana testes voltados para a área de infoentretenimento e <strogn>telemática no Brasil. Para isto, a montadora trouxe ao País uma unidade do modelo Série 1 Sedan, que não é vendido por aqui, e que veio exclusivamente para as análises. Os ensaios técnicos serão conduzidos pela equipe de especialistas do centro de pesquisa e desenvolvimento do Grupo BMW, que fica localizado em Santa Catarina e serão feitos no próprio estado e também em São Paulo.
“Os testes envolvendo o BMW Série 1 Sedan, um produto voltado exclusivamente para outros mercados, comprovam a capacidade de desenvolvimento do time no Brasil. Vamos ampliar os testes com assistência de condução, realidade aumentada e outros testes específicos”, afirma o gerente sênior de sistemas eletrônicos do Grupo BMW no Brasil, Stefan Fikar. “Estes testes também ajudam o desenvolvimento de produtos para o Brasil, hoje, 100% dos veículos vendidos pelo Grupo no País estão sempre online”, informa.
Os testes vão contribuir para o aperfeiçoamento de projetos na área de infoentrentenimento e telemática, entre eles, tecnologias de assistência de condução, monitoramento de informações de trânsito em tempo real, realidade aumentada e captação de informações por meio de antenas.
Inaugurado há dois anos, o centro de P&D da BMW no Brasil possui relevância estratégica na concepção e aperfeiçoamento de tecnologias tanto para o Brasil quanto para o grupo em âmbito global. Tem sido o responsável pela realização de testes de validação de dispositivos de navegação e pelas adequações do sistema BMW ConnectedDrive para diferentes mercados.
Especificamente para o mercado brasileiro, o centro de P&D vem desenvolvendo dispositivos de reconhecimento de voz em português do Brasil e das conexões de telemática com operadoras de telefonia móvel no País. Além deste no Brasil, o Grupo BMW conta com centros de P&D na Alemanha, Áustria, China, Coréia do Sul, Japão e Estados Unidos.</strogn>